Respostas
Considerando as informações apresentadas sobre uma pessoa portadora de hemofilia, pode-se concluir que:
- a) a pessoa é do sexo masculino;
- b) isto se deve ao fato de a hemofilia ser uma condição recessiva ligada ao cromossomo X. Apenas homens podem apresentar uma condição ligada ao X se os pais não possuem a mesma condição devido ao fato que homens possuem apenas um cromossomo X.
Herança ligada ao cromossomo X
A hemofilia apresenta um padrão de herança ligada ao cromossomo X. Este padrão de herança é diferente daqueles associados aos cromossomos autossômicos pois está diretamente relacionado ao sexo da pessoa. Vale lembrar, que mulheres possuem dois cromossomos X, enquanto homens possuem um cromossomo X e um cromossomo Y.
Neste sentido, sabendo-se que a hemofilia é uma condição recessiva, para uma mulher possuir a doença ela necessita que os dois cromossomos X apresentem o alelo que condiciona à hemofilia, enquanto em um homem uma cópia do alelo é suficiente. Além disto, a mulher pode ser heterozigota e apenas portar um alelo recessivo, sem manifestar a doença.
Considerando tudo isto, uma mulher apresentará hemofilia apenas quando seu pai for também hemofílico e sua mãe portar o alelo, manifestando ou não a doença. Já homens podem ter os dois pais sem a condição, pois sua mãe pode ser apenas portadora do alelo, sem manifestar a doença.
Assim, o sexo da pessoa apresentada no enunciado da questão é masculino, pois seu pai não tem hemofilia, e a condição foi herdada de sua mãe.
Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:
"Uma pessoa portadora de hemofilia que tenha mãe e pai normais faz a seguinte pergunta a um médico:
Doutor, eu herdei esta característica do meu pai?
O médico responde:
Não, seguramente foi de sua mãe.
a) Identifique qual o sexo da pessoa
b) Justifique sua resposta"
Você pode continuar estudando sobre herança ligada ao cromossomo X aqui: https://brainly.com.br/tarefa/52094228
#SPJ4