Respostas
A publicidade é uma forma de comunicação estratégica que promove produtos, serviços e marcas por meio de mídias físicas e digitais. Com seus slogans geniais e anúncios impactantes, ela é capaz de aumentar as vendas, eternizar marcas e ditar tendências.
Publicidade ainda é a alma do negócio e isso é fácil de provar.
Essa é uma das questões mais enigmáticas do marketing, e a resposta não é tão simples.
Originalmente, a propaganda é uma atividade associada à ideologia, que busca promover ideias, posições políticas e modelos de comportamento.
Já a publicidade pode ser classificada como uma propaganda comercial, pois está totalmente ligada ao mercado e às mídias, com o intuito de divulgar empresas e suas soluções.
Vou usar um exemplo para facilitar:
O famoso cartaz do Tio Sam, criado em 1870 para recrutar soldados norte-americanos para a Primeira Guerra Mundial, é uma propaganda clássica.
Outro exemplo são as propagandas políticas durante o período eleitoral.
Governos, movimentos sociais, partidos e instituições sempre utilizaram a propaganda para persuadir e influenciar pessoas – daí seu cunho ideológico.
Embora a publicidade utilize as mesmas técnicas de comunicação social, seus objetivos estão relacionados ao consumo e vendas.
Mas, com o avanço do mercado de comunicação no Brasil, a confusão entre os termos só aumentou.
Isso porque, obviamente, nós temos elementos de propaganda na publicidade, que passou a incorporar os aspectos persuasivos da ideologia para influenciar seu público.
Afinal, vender ideias e valores ao invés de produtos é mais eficaz para a construção das marcas de sucesso.
Logo, podemos dizer que há pontos de intersecção entre as duas formas de comunicação, que se complementam.
Se tiver dúvidas, siga a regra: publicidade para fins comerciais e propaganda para casos em que não há compras envolvidas.