1) Que significado teve a revolução Industrial? Em termos práticos, correspondeu oquê?
2) Destaque os três períodos da revolução Industrial?
3) Explique: Artesanato, manufatura e maquinofatura?
4) Que condições determinaram a revolução industrial?
5) Que consequências trouxe para a sociedade o impacto da revolução industrial?
6) Que providências as classes dominantes tomaram para conter as revoltas?
7) De que maneira os operários se organizaram para lutar pelos seus direitos?
8) No Brasil como se deu a industrialização e como evoluiu até o século XXI
Respostas
1- A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra a partir da segunda metade do século XVIII e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. Ela garantiu o surgimento da indústria e consolidou o processo de formação do capitalismo.
2-A primeira fase foi caracterizada pela máquina a vapor. Já a segunda pelos avanços na comunicação, como o advento do avião, telefone e televisão. E a terceira fase é definida pelo crescimento tecnológico e o avanço da biotecnologia
3-Manufaturar é produzir com trabalho manual. No processo manufatureiro vigora a divisão do trabalho, onde cada operário realiza uma operação utilizando instrumentos individuais. A manufatura sucedeu o artesanato, no século XV, como forma de produção e organização de trabalho.
4-As causas da Revolução Industrial terem ocorrido são muitas: inovações tecnológicas a serviço da produção, mão de obra disponível, estímulo ao livre comércio e capitais disponíveis para investimento.
5-As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva
6-Sempre utilizaram "paliativos", direcionamentos culturais e morais ilusórios (não em sua totalidade), sempre arremessando a massa incauta, principalmente a operária, à produção , fazendo-os permanecerem na ignorância lucrativa.
7-Tanto ludistas quanto cartistas reivindicavam, através de ações (como a quebra de maquinarias das indústrias), o retorno ao emprego dos trabalhadores desempregados. Outra forma de reivindicação operária que não surtiu tanto efeito foi a tentativa de alcançar melhores condições de trabalho solicitando-as ao governo.
8-A industrialização do Brasil é considerada um processo tardio, uma vez que teve início um século depois do surgimento das primeiras indústrias na Europa. As primeiras manufaturas foram abertas no território nacional durante o século XIX, mas foi somente a partir da década de 1930 que o processo ganhou força.