• Matéria: Sociologia
  • Autor: anonymus54
  • Perguntado 3 anos atrás

Por favor me ajudem!


A ênfase dada à empregabilidade no debate contemporâneo sobre o mundo do trabalho desloca o eixo da responsabilidade pela geração de oportunidades de trabalho da sociedade para o indivíduo. Esse deslocamento não é sem custo para o trabalhador, que sente o peso da respon sabilidade sobre algo que, na maioria das vezes, tem pouca ingerência.

Podemos também constatar que o reconhecimento da qualidade do meu trabalho pelos meus pares faz de mim um técnico ou um artesão para os demais técnicos e artesãos, um pesquisador como os demais pesquisadores, um psicólogo como os demais psicólogos, um chefe como os demais chefes, etc... Isso quer dizer que o reconhecimento me confere um pertencimento a uma equipe, a uma coletividade, a uma profissão. O reconhecimento confere, portanto, em troca do meu sofrimento, um pertencimento que exorciza a solidão. Em resumo, o reconhecimento permite àquele que trabalha transformar o seu sofrimento em desenvolvimento de sua identidade.

1.Ambos os textos apontam a situação critica do indivíduo no mercado de trabalho contemporâneo. O Texto I apresenta o critério de empregabilidade, enquanto o Texto Il aborda a necessidade de reconhecimento. Com base nas criticas apresentadas nos dois textos, explique por que as relações de trabalho no mundo atual têm deslocado para o individuo responsabilidades que, antes, eram socials.

b) Compare as opiniões dos autores dos Textos lelle analise de que forma a empregabilidade é construída na vida social proporcionada pelo trabalho.

Respostas

respondido por: priscilapsd
0

Com base nos nossos conhecimento a cerca da empregabilidade na contemporaneidade e o deslocamento do eixo da responsabilidade da sociedade para o indivíduo podemos discutir o que se pede a seguir:

1) Uma forma de entender o deslocamento de determinadas responsabilidades para o indivíduo é o quanto isso demonstra a incompetência da sociedade e Estado em garantir iguais oportunidades de educação, qualificação e emprego.

Acompanhamos as constantes demandas do mercado de trabalho que tende a aumentar as desigualdade social no Brasil, visto que se cobra cada vez mais qualificações e outra exigências que apenas um grupo pequeno e privilegiado é capaz de atender.

2) Segundo os autores, trabalho é uma das formas de se estar inserido na sociedade. Uma ocupação remunerada permite que o indivíduo obtenha produtos e serviços de saúde, entretenimento, cultura e social. O que refletirá em sua percepção subjetiva de bem-estar, sucesso, felicidade e autorrealização.

Trabalho segundo a ONU

Para este órgão, trabalho é condição remunerada, decente, capaz de gerar superação da pobreza, redução das desigualdades e garantia de democracia.

Desde 1948, o trabalho é considerado um direito humano, como um direito básico, de livre escolha, remunerado e que assegure ao indivíduo e sua família, uma existência digna, sem qualquer distinção de cor, gênero, raça, religião ou credo.

Aprenda mais sobre o trabalho aqui: https://brainly.com.br/tarefa/53633650

#SPJ1

Perguntas similares