Pegue informɑções nɑ internet sobre emprego pɑrɑ jovens no Brɑsil, nos seguintes α̂mbitos:
• Estɑtisticɑs de empregɑbilidɑde de jovens por regiα̃o do pɑís.
• άreɑs do mundo do trɑbɑlho que mɑis empregɑm jovens e ɑs que menos empregɑm.
• ɑnάlise de especiɑlistɑs ɑ respeito do temɑ.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Estɑtisticɑs de empregɑbilidɑde de jovens por regiα̃o do pɑís: Segundo dados estatísticos mais recentes, e o último é datado de 2019, portanto, antes do pandemia, os jovens brasileiros são muito penalizados pela falta de experiência em um primeiro emprego. Sem experiência, as grandes empresas não contratam portanto a empregabilidade para o jovem fica muito prejudicada. Mesmo assim os poucos empregos que surgem para essa faixa etária são quase todos na região sudeste, cerca de 60% deles, a região sul vem em segundo lugar com cerca de 20%, seguida da região cento-oeste com cerca de 12%. No norte e no nordeste, o emprego para essa faixa etária é quase inexistente.
άreɑs do mundo do trɑbɑlho que mɑis empregɑm jovens e ɑs que menos empregɑm:
As áreas que mais empregam são aquelas que exigem menos qualificação e experiência, onde os salários também podem ser menores. Aí destacam os serviços de vendedores, telemarketing, auxiliares em geral, etc. Já as que menos empregam são aquelas que exigem uma qualificação mais específica, demanda mais tempo de estudo e conhecimento amplo. Nesse caso o jovem dificilmente preenche os requisitos exigidos pelas empresas. Por isso, a empregabilidade para o jovem nesse setor é praticamente inexistente.
- Empregabilidade de jovens no Brasil, segundo informações de pesquisas de 2022, há grande nível de falta de emprego em virtude da falta de experiência. Na região sul, o desemprego chega a 5,6%, seguida por centro oeste com 7%. Os maiores índices foram 12,7% no nordeste e 9,3% no sudeste.
- Áreas que empregam mais jovens são de indústrias como menores aprendizes e varejo, sobretudo com cargos de balconistas, vendedores e telemarketing.
- Segundo análises de especialistas, a falta de experiência associada a pouca qualificação e escolaridade tem feito com que esta situação de desemprego seja alta entre os jovens. Graças a Programas como Menor Aprendiz, este cenário tem sofrido alterações positivas, em virtude da introdução do jovem no mercado de trabalho.
Desemprego entre jovens
A taxa de desemprego ainda é elevada entre os jovens brasileiros, sobretudo pela falta de experiência desta idade. O mercado de trabalho ainda exige bastante destes indivíduos. No entanto, algumas escolas públicas em parcerias com instituições formadoras, tem capacitado estes alunos através de contratos de trabalho de meio período, aliando teoria e prática.
Para maiores informações sobre desemprego jovens, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/42583429
#SPJ1