A Logística começou a ser estudada como ciência a partir do final da segunda guerra mundial e, desde então, não parou mais de evoluir tanto conceitual como tecnicamente. Responsável pelas funções de aprovisionamento físico de materiais (logística inbound), produção de bens e serviços (logística interna ou de manufatura) e distribuição física (logística outbound) de produtos acabados ou semi acabados aos clientes, ela acabou assumindo caráter estratégico dentro de uma organização e até mesmo na cadeia produtiva da qual faz parte na medida em que se tornou fundamental para maximizar o Nível de Serviço oferecido aos clientes, além de possibilitar diminuir os custos dos produtos e aumentar a competitividade das empresas.
A respeito desse importante componente que integra e viabiliza cadeias nacionais e globais de suprimento, avalie as afirmações a seguir:
I - A interrupção do fluxo de mercadorias, serviços e informações e o consequente desabastecimento de algum integrante que faz parte de uma cadeia de suprimentos é algo que pode ser aceito sem maiores problemas num ambiente de extrema competitividade empresarial.
II - Uma das formas de evitar o desabastecimento e a interrupção do fluxo de mercadorias nas cadeias de suprimentos é trabalhar com níveis de estoque maiores do que seria necessário, já que os estoques funcionam como uma espécie de colchão para compensar eventuais falhas no planejamento da produção, aquisição de insumos e matérias primas e na distribuição física dos produtos acabados.
III - Cadeias de suprimentos que utilizam modais de transporte lentos, pouco ágeis e com baixa confiabilidade e previsibilidade normalmente trabalham com níveis de estoque mais baixos a fim de não aumentar seus custos e nem prejudicar o Nível de Serviço oferecido aos seus clientes.
É correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
I e II, apenas.
b.
II, apenas.
c.
I e III, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
I, II e III.
Respostas
Resposta:
II, apenas.
Explicação passo a passo:
Uma das formas de evitar o desabastecimento e a interrupção do fluxo de mercadorias nas cadeias de suprimentos é trabalhar com níveis de estoque maiores do que seria necessário, já que os estoques funcionam como uma espécie de colchão para compensar eventuais falhas no planejamento da produção, aquisição de insumos e matérias primas e na distribuição física dos produtos acabados.
A intensificação e fluxo de mercadorias e serviços no âmbito global, ficou mais evidente após os eventos ocorridos com os resquícios das guerras que assolavam parte do planeta. Após este período conturbado, notou-se a importância de analisar os custos e a manutenção de operações logísticas com o intuito de assegurar contribuições relevantes para a economia empresarial. Com base nesta análise, pode-se afirmar que a reposta correta é a alternativa b. II, apenas.
Logística
De acordo com a afirmação da assertiva I, o impacto empresarial e econômico de uma logística mal planejada que acaba resultando em custos onerosos além de falta de estoque para gerir as operações mercantis, gera um efeito negativo na organização e, portanto, é falsa o que está demonstrando nesta alternativa.
Em relação à alternativa II segue como correta pelo fato do embasamento e definição da logística sobre os estoques que devem ser repostos e mantidos na empresa a fim de equilibrar a disponibilidade de recursos.
Por fim, a alternativa III está incorreta por afirmar conceitos contrários à operacionalização de uma logística eficiente, baseada na lentidão de processos impactando a entrega de bens e serviços aos clientes.
Aprenda mais sobre logística: https://brainly.com.br/tarefa/40442026?referrer=searchResults
#SPJ2