Respostas
Chimarrão em qualquer lugar
Sim, pode estar na praia, no campo ou em qualquer lugar, com calor de 40 anos, se tu ver alguém com uma térmica e cuia na mão, sabe que é um gaúcho matando a sede.
Gastronomia de encher os olhos
Não apenas de churrasco vive um bom gaúcho. Há o tradicional e já difundido arroz carreteiro, prato que já faz parte dos costumes e da tradição sulista. A base dessa especialidade, além do grão de arroz tradicional de todos os brasileiros, é a carne seca ou o resto do churrasco, que irá junto a uma mistura de condimentos, como alho e cebola.
Trova galponeira
Se você acha o rap uma forma autêntica de rima e improviso, deve conhecer um dos maiores símbolos gaúchos: a trova galponeira.
Este tipo de música gauchesca foi criada em galpões de fazendas e consiste na boa música gaúcha acompanhada da capacidade do cantor improvisar durante o “grito da sanfona”. Há vários tipos de trova: campeira, milonga, martelo, etc.
Forma de se vestir
Como já dito no começo do texto, os gaúchos têm uma forma típica de se apresentar em público. No Rio Grande do Sul o traje tradicional recebe o nome de pilcha.
O “look” gaúcho pode conter os seguintes elementos: poncho (cobertor com abertura para a cabeça que vai até metade do corpo); o relho (chicote de couro) e o facão; além da bombacha (calças largas).
O vestuário ainda pode conter especificações em laços, chapéu, botas e presilhas. Inclusive, a LEI Nº 8.813, de Janeiro de 1989, oficializou o traje como sendo de honra e uso preferencial no Rio Grande do Sul, para ambos os sexos, a indumentária denominada “PILCHA GAÚCHA”.