• Matéria: Administração
  • Autor: LuizGustavoCdc9501
  • Perguntado 3 anos atrás

(puc-sp, adaptada) leia o texto a seguir. A economia dos países africanos caracteriza-se por alto endividamento externo, elevadas taxas de inflação, constante desvalorização da moeda e grande grau de concentração de renda, mantidos pela ausência ou fraqueza dos mecanismos de redistribuição da riqueza e pelo aprofundamento da dependência da ajuda financeira internacional, em uma escala que alguns países não tiveram nem durante o colonialismo. Hernandez, leila leite. A áfrica na sala de aula. São paulo: selo negro edições, 2005. P. 615. O fragmento caracteriza a atual situação geral dos países africanos que obtiveram sua independência na segunda metade do século xx. Sobre tal caracterização pode-se afirmar que: a é consequência da falta de unidade política entre os estados nacionais africanos, que impede o desenvolvimento de uma luta conjunta contra o controle do comércio internacional pelos grandes blocos econômicos. B é resultado da precariedade de recursos naturais no continente africano e da falta de experiência política dos novos governantes, que facilitam o agravamento da corrupção e dificultam a contenção dos gastos públicos. C é consequência das dificuldades de formação dos estados nacionais africanos, que não conseguiram romper totalmente, após a independência, com os sistemas econômicos, culturais e político-administrativos das antigas metrópoles. D é resultado exclusivo da globalização econômica, que submeteu as economias dos países pobres às dos países ricos, visando à exploração econômica direta e estabelecendo a hegemonia norte-americana sobre todo o planeta. E é consequência exclusiva do desperdício provocado pelas guerras internas no continente africano, que tiveram sua origem no período anterior à colonização europeia e se reacenderam em meio às lutas de independência e ao processo de formação nacional. ​

Respostas

respondido por: JLFagundez
0

De acordo com a situação atual dos territórios africanos, a opção correta é a letra C - isso é resultado das dificuldades na formação dos estados-nação africanos, que após a independência não puderam ser completamente cortados econômica, cultural e politicamente. Sistema administrativo da antiga metrópole.

Continente Africano

A descolonização da África é caracterizada por conflitos armados, caracterizados por movimentos violentos e pacíficos (negociando com as colônias para manter relações comerciais).

No continente africano, foi iniciado pelo norte da África, que se espalhou pelo continente na década de 1970, de conflitos violentos como a Argélia a arbitragens das Nações Unidas como a Etiópia.

Apesar de seu senso de autonomia política, o continente africano sofreu as consequências da era imperialista, incluindo o genocídio de grupos étnicos tradicionais, o estabelecimento de regimes autoritários e a manutenção dos laços econômicos após o processo de descolonização.

Leia mais sobre o Continente Africano em: https://brainly.com.br/tarefa/33807964

#SPJ4

Perguntas similares