A escassez de médicos leigos, formados por escolas de medicina na europa, pelo menos até o século xviii, fez dos jesuítas os responsáveis quase que exclusivos pela assistência médica no primeiro século de colonização do brasil. Os jesuítas tiveram suma importância para a conservação do conhecimento e desenvolvimento da prática com medicamentos. Diante dessa afirmação, disserte sobre a ação dos jesuítas na área da saúde no brasil colonial
Respostas
Olhando para o que os jesuítas fizeram no campo da saúde, eles ajudaram a iniciar esse tipo de desenvolvimento em termos de cuidado e tratamento durante os tempos coloniais do Brasil.
Atuação dos jesuítas no campo da saúde do Brasil Colonial
O compromisso dos jesuítas com a saúde no Brasil colonial, algumas dessas figuras religiosas já eram de Portugal e formadas na arte da medicina, enquanto outras atuavam informalmente aqui. Esta atividade inclui a realização de atividades médicas, tais como:
- Físicos
- Sangradores
- Boticários
- Cirurgiões
Em relação à sua atividade, os primeiros escritos relacionados à Farmacopeia Brasileira foram registrados por jesuítas como Fernando Cardim, descrevendo as propriedades curativas de várias espécies vegetais.
Com o passar do tempo, o conhecimento de saúde dos jesuítas melhorou por meio do contato com o público colonial e da leitura da literatura médica da época.
Leia mais sobre ação jesuítas na saúde Brasil em: brainly.com.br/tarefa/23473238
#SPJ4
Resposta: Com relação à ação dos jesuítas na área da saúde, tem-se que foram essenciais para o início deste tipo de desenvolvimento quanto ao atendimento e tratamento durante o Brasil Colonial.