Philipe ariés foi um dos primeiros autores a considerar a constituição histórica da adolescência em oposição à naturalização desse fenômeno. O autor afirma que a adolescência estava atrelada à infância até o século xvii, firmando-se efetivamente apenas no século xx. Checchia, a. K. A. O que jovens alunos de classes populares têm a dizer sobre a experiência escolar na adolescência. Dissertação (mestrado). Instituto de psicologia, universidade de são paulo. São paulo, 2006. Considerando os aspectos históricos da constituição da adolescência, assinale a alternativa correta. Selecione uma alternativa: a) na idade média, havia distinção marcada entre crianças, adolescentes e adultos. B) antes do século xviii, as crianças não podiam conviver com os adultos em suas atividades, fossem ligadas ao trabalho ou à vida sexual. C) a distinção entre o período final da infância e a adolescência não está relacionada com a idade e a classe escolar. D) foi a partir do século xviii, com a industrialização e a soberania burguesa, que a adolescência passou a ser considerada um período específico no desenvolvimento humano. E) atualmente, depois de diversos estudos realizados, consegue-se definir a adolescência a partir de critérios que são universais
Respostas
Acerca dos aspectos históricos da constituição da adolescência, é correto afirmar que a partir do século XVIII essa fase da vida humana passou a ser considerada um período de desenvolvimento específico. Alternativa D.
A construção histórica da adolescência
O termo adolescente conhecido atualmente e que engloba intensas transformações biológicas, mentais e de amadurecimento é contemporâneo aos processos industriais e urbanísticos, onde os integrantes desse público entre 12 e 18 anos passaram a ter mais respeito social e compreensão acerca das suas necessidades e problemáticas.
Historicamente, a delimitação entre as fases infantil, adolescente e adulta era deficiente, até porque a expectativa de vida era baixa, o que fazia com que as pessoas se casassem, começassem a trabalhar e ter responsabilidades muito jovens.
O trabalho tão desgastante e desumano nas fábricas do século XVIII desempenharia um importante papel perante tal diferenciação, haja vista que muitos eram os castigos aplicados para crianças e adolescentes trabalhadores quando os patrões os consideravam preguiçosos.
Aprenda mais sobre a constituição do conceito de adolescência: brainly.com.br/tarefa/20424724
#SPJ4