• Matéria: Psicologia
  • Autor: larissamenis36621
  • Perguntado 3 anos atrás

"Cohn (2013) entende o campo da Saúde Coletiva como um caleidoscópio, pois, dependendo da forma que o operacionalizamos, este muda de conformação, já que está intrinsecamente relacionado aos fenômenos sociais presentes no contexto em que serão realizadas as dinâmicas da saúde" (Trecho retirado do Artigo Intersecções entre psicologia da saúde e saúde coletiva: uma revisão integrativa, de Francisco Soares e João Paulo Sales Macedo) Comente a definição trazida pelo autor acima, explicando por que o campo da Saúde Coletiva consiste num campo paradigmático da Saúde

Respostas

respondido por: claudiamcsrm
1

Resposta:

Explicação:

respondido por: AC1969
0

Amélia Cohn escreveu que a área de Saúde, como campo de pesquisa, se assemelha a um caleidoscópio porque a perspectiva muda conforme o ponto em que seja feita a abordagem. É uma alusão à complexidade social dos temas de saúde pública.

 

É por isso que Francisco Soares e João Paulo Sales Macedo opinam que a área de saúde coletiva é paradigmática. Trata-se da área que faz a articulação entre a saúde e a complexidade social mencionada por Cohn.

 

Saúde coletiva envolve, por exemplo, investigações epidemiológicas. Soares e Macedo defendem que o conceito extrapola modelos de saúde pública, medicina social ou prevenção e se torna força política.

 

Saúde coletiva entre a medicina e a sociologia

A autora Amélia Cohn considera que a área de saúde coletiva ou saúde pública é objeto de dois enfoques simultâneos que podem não se aproximar, o dos sociólogos e o dos profissionais da saúde.

 

Soares e Macedo apontam que a saúde coletiva é um dos resultados advindos da reforma sanitária brasileira, mudança de enfoque que foi consolidada com o SUS na Constituição de 1988.

 

Continue aprendendo sobre saúde coletiva aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/4720791

 

#SPJ1

Perguntas similares