São estabelecidos fortes vínculos por hannah arendt entre o indivíduo e a sociedade. Sua compreensão da liberdade também são percebidas quando focamos em outra aptidão humana, a responsabilidade. A renúncia ao processo individual de pensar, ou a tentativa de se tornar irresponsável por um juízo crítico – "quem sou eu para julgar?", "se fazem assim é porque deve estar certo. " – acaba por negar a própria condição de pessoa dos seres humanos. Arendt, em linha com esta afirmação da autonomia no exercício do pensar, critica a ideia de responsabilidade coletiva – "é porque todo mundo faz desse jeito" - , já que a responsabilização coletiva impede que cada um assuma sua responsabilidade individual. Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. I - o exercício da liberdade está vinculado ao consumo desenfreado e ao acúmulo de riquezas, além do usufruto do livre arbítrio. Porque ii - o homem exerce seu trabalho de forma exaustiva e individualista, levando-o a insatisfação pessoal constante. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. Escolha uma:
Respostas
Hannah Arendt trabalha com termos como responsabilidade na relação indivíduo-sociedade, onde a irresponsabilidade é uma tentativa de ignorância do próprio juízo crítico. Assim, afirmamos que:
- A assertiva I está correta
- A assertiva II está correta, mas não justifica a II
Hannah Arendt entende a sociedade como um construto dialético
A lógica do construto dialético social indica que não podemos dissociar a sociedade do indivíduo, pois estes se completam na medida em que se transformam em uma razão bilateral.
Podemos afirma ainda que que a liberdade é a responsabilidade de si próprio, que foi enfraquecida e redesenhada num vínculo com o consumo e o acúmulo de riquezas. Assim o sujeito trabalha até cair no processo de alienação e não sentir mais a vontade de buscar a satisfação pessoal e a autonomia.
Para lermos mais sobre Hannah Arendt: https://brainly.com.br/tarefa/23818135
#SPJ4
Resposta:
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
Explicação:
Corrigido pela AVA