• Matéria: Direito
  • Autor: neuciaraujo2
  • Perguntado 3 anos atrás

Quanto às informações verossímeis, à legitimidade e à transparência do texto para que o objetivo do sujeito enunciador seja atingido, podemos afirmar que:
I) A legitimidade das informações é geradora de credibilidade. Uma informação que se fundamente em uma fonte de pesquisa duvidosa é capaz de conquistar credibilidade e, consequentemente, adesão dos interlocutores à proposta que veicula.
II) A quantidade de informação merece bem pouca atenção por parte do sujeito enunciador para que a palestra não corra o risco de ser informativa, o que poderá causar uma paralisação no sentido de comprometer o interesse.
III) Referência a situações um pouco fantásticas em relação à realidade não gera falta de credibilidade por parte dos interlocutores, que ainda poderão se sentir respeitados pelo sujeito enunciador mesmo que este lhes apresente exemplos forjados e fantasiosos.
IV) A enunciação de uma palestra é formal, o que, naturalmente, garante harmonia entre sujeito e interlocutores. Deve-se avaliar, ainda, os mecanismos de manutenção de harmonia entre sujeito e interlocutores para que se preserve a urbanidade entre as partes que ocupam o mesmo lugar de enunciação.


lolins: letra D

Respostas

respondido por: pernamanca
10

Resposta:b

Explicação:


ToSolo: Tá errado
leaozinha120: Qual é então ?
respondido por: leonardomacedo887
0

Considerando o sujeito enunciador e a efetividade de seu trabalho ao atingir o seu público, levando-se em conta a legitimidade e quantidade de informações, referências utilizadas e forma de enunciação, está correta apenas a afirmativa IV.

Sobre as características de uma enunciação:

  • A legitimidade das informações são capazes de gerar a credibilidade necessária para o sujeito enunciador, devendo ele evitar pesquisas duvidosas para embasar o seu conteúdo (afirmativa I falsa).
  • Com relação à quantidade de informação, ela deve ser adequada ao público-alvo, sempre na medida correta, então merece bastante atenção e avaliação (afirmativa II falsa).
  • As referências a serem utilizadas devem conter alguma relação com a realidade, mesmo que sejam contadas fábulas para ilustrar a palestra, por exemplo, e em sua maior parte devem ser retiradas do mundo real (afirmativa III falsa).
  • Formalidade é um elemento que garante a harmonização entre as partes na enunciação, pois há uma conectividade lógica e constância delimitadas (afirmativa IV verdadeira).

Para ver mais sobre sujeito enunciador:

https://brainly.com.br/tarefa/27268237

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares