A Geografia Cultural permite pensar na representação artística considerando espaços, lugares, territórios, cultura, situações econômicas, entre outras reflexões. Essa análise é fundamental ao docente que pretende alcançar uma interpretação crítica em suas aulas. Entre ambas as áreas do conhecimento há uma relação intrínseca. A Geografia necessita de recursos imagéticos para a produção cartográfica e a Arte utiliza dos conceitos de lugares, territórios, transformações da paisagem e da própria economia para analisar as obras para além de suas características artísticas. Sobre essa relação, análise a imagem a seguir:
Disponível em: https://upload.wikimediaorg/wikipedia/commons/3/3e/Pieter_Brueghel_-_Obras_de_Miseric%C3%B3rdia.jpg Acesso em: 7 out. 2021.
A obra de Pieter Brueghel denominada de “Obras de Misericódia”, encontra-se no Museu de Arte Antiga em Lisboa. Ela foi produzida no século XVII e representa os atos de caridade realizados em cena.
LÉVY, Jacques. Qual o sentido da Geografia Cultural? Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, São Paulo, n. 61, p. 19-38, 2015.
Analisando fragmento de texto e da imagem exposto acima, analise as afirmações a seguir:
I. A Geografia Cultural permite estabelecer ao quadro analisado a crítica ao sistema capitalista, pois apresenta o déficit social provocado pela industrialização.
II. A pobreza e a caridade são os principais elementos da obra de Pieter Brueghel. É possível analisar o território do quadro como um ambiente de miséria e carência em uma sociedade urbana.
III. O quadro apresentado acima analisa o território como um espaço de economia e de transformação da própria paisagem. É perceptível relacionar o nome da obra “Obras de Misericórdia” com as ações humanas desenvolvidas.
IV. O obra de Pieter Brueghel permite o entendimento do conceito de território, pois não representa uma área delimitada e específica do território dos Países Baixos. Este conceito é amplo e permite a análise sociocultural da obra.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Alternativa 4 (II, III e IV corretas). A pintura de Pieter Brueghel é uma visão sobre a miséria das urbes do século XVI. Embora a obra se proponha como um retrato de uma obra de caridade, é também uma janela para contemplar as mazelas sociais de sua época.
A arte crítica de Brueghel
Pieter Brueghel (1525-1569) é um pintor flamengo, nascido nos Países Baixos. Entre suas características está a pintura de multidões, com personagens em tamanho reduzido.
Algumas de suas obras são religiosas, outras abordam cenários sociais de forma crítica.
As afirmativas listadas na questão relacionam a temática do quadro Obras de Misericórdia, de Brueghel, com a temática da geografia cultural:
- I. Incorreta. Não se trata de uma crítica ao sistema capitalista industrial, que não é contemporâneo do pintor.
- II. Correta. Característica do pintor, a cena retratada mostra miséria humana.
- III. Correta. Além das ações humanas no quadro, é possível ver a paisagem urbana do vilarejo contrastando com o ambiente rural ao fundo.
- IV. Correta. A arte de Brueghel é universal. Ele é um dos maiores pintores daquele período justamente por causa disso.
Continue aprendendo sobre Pieter Brueghel aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/18095820
#SPJ1