• Matéria: História
  • Autor: nicollemar744
  • Perguntado 3 anos atrás

Considere este fragmento de texto para responder à questão. Quando se trata de respeito e consideração pelas mulheres, o brasil é uma catedral do atraso. Algumas leis são bacanas, mas os costumes são medonhos. Outro dia, uma moça que eu conheço quase foi agredida numa balada por se recusar a conversar com um sujeito que achara ela bonita. O cara a agarrou pelo braço e teve de ser afastado por outros homens, depois de enfrentar as amigas dela que tentavam expulsá-lo. Isso é um exemplo de conduta criminosa tristemente comum. [. ] no caso da moça que eu conheço, havia por perto homens dispostos a correr o risco de enfrentar o marginal e defendê-la. Nem sempre esse tipo de cavalheirismo e de coragem estão disponíveis. Os canalhas frequentemente saem impunes de agressões públicas contra as mulheres, quando deveriam ser retirados sob escolta do local, levados à delegacia e indiciados como agressores sexuais. Disponível em: acesso em: 15 abr. 2015. Na frase "um sujeito que achara ela bonita. " há um desvio em relação à predicação verbal, com o uso indevido, segundo a variedade padrão, do pronome reto "ela", em vez do pronome oblíquo "a". Tendo em vista o suporte do texto – internet – e o público-alvo do artigo, esse desvio ocorreu porque o enunciador escolha uma:

Respostas

respondido por: camilaperrut
3

Considerando as informações apresentadas no enunciado, bem como os conceitos acerca de variedade linguística, podemos afirmar que a resposta correta está na letra E, ou seja, o desvio ocorreu porque o enunciador prioriza a mensagem, o canal e o receptor, deixando a forma em segundo plano.

Sobre variedade linguística

O local de publicação do texto é a internet, logo, o público-alvo é muito abrangente, sendo formado, inclusive, por pessoas de baixa escolaridade. Assim, é natural que o redator tenha optado por uma linguagem mais informal, menos preocupada em seguir os preceitos da gramática normativa. Isso é ratificado pela opção por usar o pronome reto "ela" em posição de objeto ("achara ela"), contrariando a norma padrão, que recomenda o uso do pronome oblíquo ("achara-a").

O uso de pronomes retos com função de complemento verbal é muito comum na linguagem coloquial, popular. Portanto, no caso em tela, esse é um recurso usado para priorizar a mensagem, o canal e o receptor.

Por fim, como sua pergunta está incompleta, é provável que o trecho abaixo seja o complemento do enunciado. Ressalto que a resposta acima foi dada com base nestas informações:

"a. assume a variedade informal como a mais correta, evitando o preconceito linguístico.

b. repudia qualquer imposição linguística que restrinja seu propósito comunicativo.

c. desvaloriza a variedade padrão da língua portuguesa, como muitos blogueiros.

d. desconstrói a imagem de intelectuais que têm os jornalistas e escritores da Internet.

e. prioriza a mensagem, o canal e o receptor, deixando a forma em segundo plano."

Saiba mais sobre variedade linguística em brainly.com.br/tarefa/24797742

#SPJ4

respondido por: josepauloderesende20
2

Resposta:

prioriza a mensagem, o canal e o receptor, deixando a forma em segundo plano.

Explicação:

Corrigido pelo AVA

Perguntas similares