MUHAMMAD ALI (1942-2016) O campeão que atirou uma medalha olímpica ao rio Cassius Marcellus Clay Jr. Nasceu a 17 de Janeiro de 1942, em Louisville. Seu pai, Cassius Marcellus Clay, pintava outdoors, e fora batizado com o nome do político americano com o mesmo nome, defensor da emancipação dos negros no século XIX. [. ] 4 Fama e racismo Em 1960, com 18 anos, surgiu o primeiro grande sucesso internacional ao arrebatar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Roma na categoria de meio-pesado (até 79,4kg), batendo na final o experiente polaco Zbigniew Pietrzykowski. De regresso à sua cidade natal, foi recebido em euforia por uma multidão, mas nem todos ficaram convencidos com o feito do jovem Clay. Na sua autobiografia, publicada em 1975, relata que entrou num restaurante cheio de brancos para comer um hambúrguer, mas o empregado recusou-se a servi-lo por ser negro e de nada adiantou dizer quem era e o que tinha feito. Decepcionado e revoltado, confessou ter atirado, por impulso, a medalha olímpica ao Rio Ohio [. ]. Em 1996, durante os Jogos Olímpicos de Atlanta, Clay recebeu uma medalha de substituição. O episódio do restaurante não seria esquecido e encorajaria a sua luta pelos direitos dos negros e pela igualdade racial. O dia em que Ali voltou a ser "O Maior" Em outubro de 1960 estreou-se como profissional, encerrando a fase amadora com um impressionante registro de 100 triunfos e cinco derrotas. Quatro anos depois chega a Miami, no estado da Florida, para discutir o mundial, com um currículo de 19 vitórias em outros tantos combates. Pela frente tem o favorito Sonny Liston, detentor do título desde 1962, com um impressionante registro de 28 triunfos consecutivos. Mas, sete assaltos depois, Clay era o novo campeão de pesos-pesados. "Eu sou o maior", gritou perante a assistência chocada que preenchia o Convention Hall naquele dia 25 de fevereiro. Nasce Muhammad Ali Entre a multidão, encontravam-se os Beatles, que realizavam a sua primeira digressão pelos EUA, e um amigo recente de Cassius Clay: Al Hajj
Respostas
A respeito da notícia apresentada, sobre Muhammad Ali, podemos concluir que apesar de sua proximidade com Malcolm X, na biografia de Muhammad Ali encontramos alguns pontos em comum com a militância de Martin Luther King Jr. e a inspiração na luta por igualdade racial para além das fronteiras dos EUA, portanto, alternativa C.
Sobre Mudammad Ali
Muhammad Ali-Haj, nasceu em Louisville, 17 de janeiro de 1942, foi um desportista estadunidense e foi considerado um dos melhores da história do esporte, sedo eleito como "O Desportista do Século". Se converteu ao Islamismo e mudou de nome para Muhammad Ali-Haj
Muhammad Ali-Haj pode ser considerado o primeiro esportista a reunir o esporte e política, lutou contra o racismo. Em 1967, se reuniu com Martin Luther King para apoiar a luta da população local por melhorias e moradias.
Complemento da questão:
A partir da notícia apresentada, é correto afirmar que:
a. A proximidade de Muhammad Ali com a militância de Malcolm X mostra como o islamismo era o fator aglutinador majoritário na luta dos negros estadunidenses dos anos 1950 e 1960.
b. A transformação do nome de Cassius Clay para Muhammad Ali é similar àquela realizada por Martin Luther King Jr., que alterou seu nome como homenagem a Martinho Lutero, líder da Reforma Protestante.
c. Apesar de sua proximidade com Malcolm X, na biografia de Muhammad Ali encontramos alguns pontos em comum com a militância de Martin Luther King Jr. e a inspiração na luta por igualdade racial para além das fronteiras dos EUA.
d. A recusa dos funcionários ou do restaurante em atender clientes negros, enquanto escolha de uma empresa particular, não estava em debate na luta pelos direitos civis, que dizia respeito a direitos políticos.
e. O episódio do restaurante em que os funcionários se recusaram a servir o jovem Cassius Clay mostra como a conquista dos Direitos Civis dos negros não teve qualquer impacto no combate ao racismo nos EUA.
Entenda mais sobre Muhammad Ali aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17484323
#SPJ4