• Matéria: Química
  • Autor: claldia60
  • Perguntado 3 anos atrás

diferenças entre a quebra de carboidratos e lipídios para a geração de ATP?

Respostas

respondido por: guipcoelho
0

Os carboidratos são quebrados inicialmente em ácido pirúvico, para posteriormente ser transformados em Acetil-CoA. Já os ácidos graxos dos lipídios são diretamente metabolizados em Acetil-CoA, que é a molécula que será aproveitada no Ciclo de Krebs para a produção de ATP.

Metabolismo de carboidratos e lipídios

A quebra dos carboidratos e dos lipídios para a geração de ATP através dos processos de respiração celular apresentam algumas similaridades, no entanto a fase inicial deste processo é distinta.

A quebra dos carboidratos, como a glicose, ocorre de forma que estas moléculas, que apresentam monômeros de 6 carbonos, se quebrem de modo a formar moléculas de 3 carbonos. Estas moléculas resultantes são chamadas de ácido pirúvico (também chamado de piruvato). Este ácido pirúvico irá interagir com a coenzima A formando a molécula conhecida como Acetil-CoA, que participará do Ciclo de Krebs, onde o ATP será produzido.

Já os lipídios, são constituídos por ácidos graxos. Os ácidos graxos por sua vez serão quebrados diretamente em Acetil-CoA, estando, desta forma, prontos para serem aproveitados no Ciclo de Krebs.

Você pode continuar estudando sobre o metabolismo de lipídios aqui: https://brainly.com.br/tarefa/41764208

#SPJ1

Perguntas similares