A coerência textual está ligada a fatores de textualidade, interpretação, compreensão e coesão. Quando pensamos em um texto ou um discurso coerente, estamos nos referindo à necessidade de que ele faça sentido e seja perfeitamente compreensível para o leitor ou interlocutor. Caso não seja, o referido texto ou discurso se torna incoerente e ambíguo, o que pode, inclusive, comprometer a comunicabilidade. Carlos é candidato a vereador e está visitando um bairro da periferia da sua cidade com o objetivo de divulgar a sua campanha e apresentar as suas propostas. Este foi o diálogo que estabeleceu com um grupo de líderes comunitários: Descrição da imagem não disponível Por que as pessoas ficaram com uma má impressão em relação ao candidato Carlos? O que, no seu discurso, evidenciou despreparo no momento de argumentar com a população da comunidade?
Respostas
Podemos definir que Carlos apresentou um discurso incoerente quando propôs fazer obras sem ter a verba necessária para tal. Além do mais, foi incoerente ao propor afastar recursos de uma área essencial para a população para investir em outra igualmente importante. Na qualidade das propostas incoerentes, o candidato acabou perdendo a credibilidade diante daqueles possíveis eleitores.
Sobre a Coerência Textual
A coerência textual é o fator que possibilita o entendimento da mensagem transmitida no texto. Aliada à coesão, a coerência tem como foco a construção dos sentidos da textualidade. Por meio da coerência, ocorre a concatenação das ideias do texto. Isto é, a formação de uma cadeia de ideias.
Entenda mais sobre coerência textual em:
https://brainly.com.br/tarefa/51952718
#SPJ4