"A tradução estereotipada de tudo, até mesmo do que ainda não foi pensado, no esquema da reprodutibilidade mecânica supera em vigor e valor todo verdadeiro estilo, cujo conceito serve aos amigos da cultura para transfigurar em algo de orgânico o passado pré-capitalista. " (ADORNO
Respostas
1) Adorno trabalhará a questão da indústria cultural, vigente desde a criação da massificação da mídia, visto que não há reflexão antes de reproduzir um conteúdo, só se é alienado e o faz. Assim, assinalamos a alternativa C).
2) Marx considera uma razão de tempo onde se considera mais-valia as horas que são trabalhadas e não geram apenas lucro ao empregador, sim o pagamento ao proletário por suas horas de serviço, como nos indica a alternativa C).
A alienação depende da massificação
Para Adorno, a indústria cultural depende da massificação "modista" do capitalismo, uma vez que a alienação depende da não interferência intelectual ou, como é mais comum, depende da dependência das pessoas, de sua falta de autonomia e necessidade de consumir, pois a indústria cultural chega a níveis de auto estima subjetiva.
Marx, por sua vez, define a alienação trabalhista, onde a necessidade é alimentícia, um caso específico da época, onde o êxodo rural na Europa transformou aa capital em uma superlotação, com muita mão de obra, mesmo que não qualificada, apta para o trabalho em chão de fábrica, onde se era alienado pela mais-valia ou não se podia trabalhar.
Complemento da questão:
(...) O trecho acima se refere ao conceito criado por Adorno e Horkheimer na Dialética do Esclarecimento, em 1947. Assinale a alternativa que indica qual foi esse termo.
Alternativas:
- a) Cultura de Massas.
- b) Cultura massificada.
- c) Indústria Cultural.
- d) Cultura estereotipada.
- e) Degeneração cultural.
2) "[...] a força de trabalho é mercadoria inteiramente especial, já que é a mercadoria cujo valor próprio de uso tem a propriedade peculiar de ser fonte de valor. Em outros termos, aquela mercadoria que é a força de trabalho não somente tem seu valor, mas também tem a propriedade de produzir valor. Com efeito, tendo comprado a força de trabalho, o possuidor dos meios de produção tem o direito de consumi-la, isto é, de obrigá-la a trabalhar, por exemplo, por doze horas; mas em seis horas (tempo de trabalho "necessário"), o operário cria produtos que são suficientes para cobrir as despesas com sua própria manutenção, ao passo que, nas seis horas restantes (tempo de trabalho "suplementar"), cria um produto que o capitalista não paga." (REALE & ANTISERI, 2005, p. 181). REALE, G.; ANTISERI, D. História da Filosofia: do Romantismo ao Empiriocriticismo. Volume 5. São Paulo: Paulus, 2005.
O trecho acima se refere a uma das críticas que Marx tece ao analisar o trabalho no sistema capitalista. Assinale a alternativa que indica a alternativa correta com relação a isso.
Alternativas:
- a) Trata-se de um trabalho desenvolvido como "hora-extra" e, portanto, posteriormente é feito um acerto.
- b) Esse trabalho extra desenvolvido pelo trabalhador lhe dá direito às férias.
- c) Esse produto suplementar não pago pelo capitalista ao operário é aquilo que Marx chama de mais-valia.
- d) Marx aponta que esse trabalho não pago caracteriza um regime de escravidão.
- e) Marx não consegue entender o motivo dos trabalhadores trabalharem mais.
Para lermos mais sobre Alienação: https://brainly.com.br/tarefa/49260941
#SPJ4