1 - Na sua concepção, como as obras do artista Maxwell Alexandre tratam da realidade negra no
Brasil? Justifique.
2 - Marque a alternativa correta:
a) As formas, as linhas e as cores em uma obra de arte não podem conduzir conceitos que
conduzem à construção de identidade.
b) As produções contemporâneas abrem espaço para que o espectador se transforme em pro-
dutor contribuindo na proposta estética da obra.
c) Não existem relações entre formas, identidade e estética nas obras de arte.
d) As grandes particularidades entre a arte moderna e a arte contemporânea nos ajudam a
entender as relações entre análise estético-formal, contextualização, pensamento artístico
e identidade pessoal.
3 - Como o pensamento artístico pode ajudar na construção da identidade dos indivíduos?
1)como os movimentos artísticos pós Segunda Guerra contribuíram
para o surgimento da arte contemporânea.
Respostas
Resposta:
Explicação:Nessas pinturas, Maxwell faz representações que, para ele, elencam bem fragmentos da sua constituição como jovem negro criado no Rio de Janeiro: o cabelo loiro “pivete”, considerado de “bandido” e alvo de abordagens recorrentes da polícia; o símbolo das tão desejadas piscinas Capri, os mascotes de produtos como Danone e Toddynho, objetos que mediam o poder de compra e superioridade social dentro da própria comunidade e que remetem à sua cor.
Sendo a tecnologia uma constante na história da arte, que se constituiu essencialmente por imagens, procura-se perceber em que medida a tecnologia digital, vista aqui como um ponto de mudança na posição do sujeito face à produção criativa, interfere nos processos artísticos quanto a novas formulações a respeito do posicionamento do observador e do autor. Da intersecção que resulta dessa tecnologia com a criatividade, vemos a ideia da produção partilhada ganhar força e se constituir cada vez mais como uma vontade inerente à própria atitude do ato criativo. A obra ao ser revelada no desejo da interatividade, que se vai afirmando na requisição da participação do outro como elemento fundamental para a sua concretização, enuncia um posicionamento que se diferencia na forma e no resultado que se vincula pelos meios tecnológicos, quer em relação ao espaço quer em relação aos procedimentos. No campo dos estudos das artes, adivinha-se cada vez mais importante uma procura empenhada na constituição de um fio condutor, neutro e de alcance o mais universal possível, com o intuito de compreender uma componente ideológica que se pode revelar na atitude ideológica inerente à utilização das novas tecnologias. Procura-se perceber como é que o significado das imagens é coordenado e porque razão necessitamos, queremos e precisamos das imagens; por fim, envereda-se pelos procedimentos do sujeito face aos adventos digitais, na iminência de perceber de que modo somos afetados pela tecnologia digital e de que modo a interação interfere no posicionamento do sujeito face aos aspectos da criatividade. A arte é uma disciplina muito importante para a formação dos indivíduos, pois ela permite através da percepção de cada um, estimular a inteligência, amadurecer o gosto e as formas de pensamento contribuindo para o desenvolvimento da personalidade e a criatividade de cada um. Embora apresente alguns valores da Arte Moderna tais como inovações, experimentações e diluição de fronteiras entre as formas artísticas, a Arte Contemporânea representa a ruptura com alguns aspectos da Arte Moderna.
Abrindo espaço para uma diversidade de estilos, perspectivas e técnicas, a Arte Contemporânea, abandonou diversos paradigmas da Arte Moderna, trazendo valores para a constituição de uma nova mentalidade artística.
Houve a ampliação da abrangência de linguagens artísticas com a inclusão de dança, música, moda, fotografia, pintura, teatro, escultura, literatura, performances, happenings, instalações, videoarte, entre outras.