Período de latência dos interesses libidinais, é comum a criança ter curiosidade e interesse por seus órgãos genitais, passa a identificar e registrar as diferenças de genêro e identidade.
Respostas
A fase que melhor descreve o interesse das crianças por seus órgão genitais e o prazer individual, é a fase fálica, portanto alternativa 3.
Fase de descoberta corporal
É uma denominação Freudiana para explicar os intervalos do desenvolvimento da sexualidade infantil, geralmente percebida entre os seis e dez anos de idade.
Para Freud, o desenvolvimento humano, segue a lógica de que a medida que crescemos fisicamente, certas áreas do corpo se tornam importantes como fontes de uma frustração, prazer ou de ambas.
Vamos conhecer os 5 estágios psicossexuais propostos:
- Fase Oral : do nascimento até 1 ano, primeiro estágio da vida, a libido é centrada na boca do bebê.
- Fase Anal: compreendida entre 1 a 3 anos, a criança sente grande prazer em defecar.
- Fase Fálica: percebida dos 3 a 6 anos, a sensibilidade agora se concentra nos órgãos genitais, e a manipulação dos órgão genitais se torna uma nova fonte de prazer. Aqui mais conscientemente, a criança percebe as diferenças anatômicas, gatilhos para conflito entre atração erótica, ressentimento, rivalidade, ciúme e medo.
- Fase de latência: fase de adormecimento, que vai dos 6 anos à puberdade e não ocorre desenvolvimento psicossexual. A libido está adormecida porém desenvolvida e definida.
- Fase genital: última fase da teoria do desenvolvimento psicossexual de Freud que começa na puberdade e perdura até fase adulta. Nesse momento, o prazer está centrado no outro e não na individualidade, como no estágio fálico.
Portanto:
Na proposta teórica apresentada por Sigmund Freud quanto ao desenvolvimento na infância pode-se reconhecer alguns descritivos quanto as fases de desenvolvimento.
Analise a descrição a seguir e assinale a que fase se refere:
Período de latência dos interesses libidinais, é comum a criança ter curiosidade e interesse por seus órgãos genitais, passa a identificar e registrar as diferenças de gênero e identidade.
Alternativas:
1) Fase anal.
2) Fase oral.
3) Fase fálica.
4) Fase genital.
5) Período de latência.
Aprenda mais sobre desenvolvimento psicossexual de Freud aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5154004
#SPJ1