Respostas
Resposta:
Falácia do espantalho
O evolucionismo afirma que os seres humanos não são diferentes dos macacos. No entanto, os seres humanos são diferentes dos macacos porque são muito mais inteligentes do que eles. Logo, o evolucionismo está errado.
Ad Hominem
Após Laura apresentar evidências persuasivas a favor de seu cliente, Ronaldo perguntou ao júri se deveríamos acreditar em qualquer coisa vinda de uma mulher que já foi detida uma vez pela polícia.
Ad populum
José perguntou para Pedro, como as pessoas podem acreditar no pé grande já que é só uma superstição boba e antiga. Pedro por sua vez afirma que já que tantas pessoas acreditam e dizem terem visto, provavelmente a chance dele existir deve ser grande.
Explicação:
Falácia do espantalho é um tipo de falácia não-formal e é um modo de argumentação onde, em um debate entre duas pessoas, um oponente se propõe a refutar o argumento adversário mas, no fim, o faz distorcendo este argumento e, ao atacar a versão distorcida, mais fácil de ser refutada, considera ter derrotado o argumento original. Diz-se a respeito de quem argumenta dessa maneira que ele criou um espantalho e o derrotou em uma luta, considerando, assim, que também derrotou o homem verdadeiro (no caso, o argumento adversário).
Ad Hominem: Atacar características de uma pessoa para destruir o argumento dela.
Ad populum Você apela para a popularidade de um fato, no sentido de que muitas pessoas fazem/concordam com aquilo, como uma tentativa de validação dele. A falha nesse argumento é que a popularidade de uma ideia não tem absolutamente nenhuma relação com a sua validade. Se houvesse, a Terra teria se feito plana por muitos séculos, pelo simples fato de que todos acreditavam que ela era assim.