Em uma indústria fabricante de revestimento cerâmico se utiliza água aquecida a uma temperatura de 42 °C nos processos de fundição das peças. O aquecimento da água é realizado por uma resistência trifásica cuja especificação é 30.000W/220V.
Descreva se há possibilidade de substituição de uma resistência trifásica por resistências monofásicas, mantendo a carga equilibrada, e, em caso afirmativo, determine o valor da resistência elétrica, em Ω, de cada uma das resistências monofásicas e qual a ligação a ser realizada entre essas resistências para que a nova carga suporte o nível de tensão utilizado.
Observação: A resistência trifásica queimada está ligada em triângulo.
Respostas
Como o nível de tensão das resistências é menor, deve-se utilizar a ligação estrela para conexão descargas, sendo que, a fim de manter o circuito balanceado, as três resistências monofásicas utilizadas devem apresentar os mesmos valores nominais, ou seja, resistências de mesmo valor ôhmico. Como a alimentação trifásica da indústria é 220V 3Φ, ao se utilizar a ligação estrela, cada resistência receberá um valor de 127V, seu valor nominal de tensão, sendo que, para que esta realize o mesmo trabalho da resistência trifásica, a potência de consumo de cada uma das resistências deve ser igual, como valor de 1/3 da potência trifásica da resistência queimada, ou seja, a potência de cada uma das resistências deverá ser de 10.000W.Utilizando a expressão que relaciona potência, tensão e resistência é possível determinar o valor de resistência de referência para a escolha entre as resistências monofásicas do almoxarifado. P = V²/R → R= V²/P = 127²/10000 = 1,613 Ω
Explicação: ok