1)
O ouro saiu com fartura da terra até por volta de 1750. Durante este tempo, o trânsito de pessoas e mercadorias foi intenso no Caminho Novo. Por ele chegavam a Vila Rica açúcar, cachaça, gado, pólvora, fumo, azeites, arroz, sal do reino, marmelada e vinhos. Com a multiplicação das vilas e dos arraiais, as Minas passaram a ser abastecidas de toda sorte de produtos e bugigangas: vidro, espelhos, armas de fogo, acas flamengas, louças, chumbo, veludos, fivelas, pelúcia, calções de damasco carmesim, chapéus com fitas debruadas de fios de ouro e prata, botinas de couro amarradas por cordões, casados forrados de seda ou de lã felpuda.
Com base na afirmação sobre a cidade de Minas Gerais, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I. O eixo político e econômico do Brasil se alterará durante o século XVIII de maneira definitiva, deslocando-se da região Nordeste para a região Sudeste. inclusive, a capital do Brasil será transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.
PORQUE
II. Minas Gerais se desenvolveu de maneira tão intensa durante o século XVIII, especialmente pelo fato de ali serem achadas minas de ouro e diamantes. A partir de então, uma intensa rede de negócios se desenvolveria na região, deslocando o eixo econômico anteriormente centrado no Nordeste.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
2)
O chamado Ciclo do Ouro promoveria um maior grau de urbanização e concentração populacional nas cidades ao redor das regiões auríferas, fomentaria uma maior complexificação do comércio no mercado interno colonial – como a comercialização de produtos como charque e animais de carga pela região do Rio Grande do Sul, que negociando seus produtos Minas Gerais geraria uma rota de transporte e toda uma prática cultural que ficaria conhecida como tropeirismo, na qual os tropeiros gaúchos atravessavam a região sul e sudeste levando produtos e animais para serem negociados nas regiões auríferas e contribuíam assim para interligar as regiões brasileiras.
A partir da análise do texto, aponte a alternativa CORRETA:
Alternativas:
a)
O ciclo do Ouro interrompeu um longo período de equidade social, que vinha desde o início da colônia. Com a corrida do ouro, Portugal resolve implantar a escravização de africanos nas minas de ouro, modificando assim drasticamente o modo de produção predominante no ciclo do açúcar.
b)
O ciclo do ouro promoveu uma maior dinâmica nas relações sociais, possibilitando uma maior mobilidade social uma vez que aqueles que tinham posse poderiam perdê-las pelo risco inerente ao investimento na atividade mineradora e, em contrapartida, aqueles que não eram ricos poderiam, eventualmente ascender socialmente caso encontrassem riquezas minerais. Ainda assim, a estrutura social não foi alterada na sociedade brasileira e a escravidão foi mantida como a principal forma produtiva durante o restante do período colonial, estendendo-se até o final do Segundo Reinado.
c)
A mudança mais significativa promovida pelo Ciclo do Ouro foi a abolição da escravidão, decretada pela Princesa Isabel com o intuito de fortalecer a livre iniciativa e livre concorrência dos mineradores na busca pelo ouro, aumentando assim a arrecadação da Coroa.
d)
O ciclo do ouro promoveu uma maior dinâmica nas relações sociais, possibilitando uma maior mobilidade social uma vez que aqueles que tinham posse poderiam perdê-las pelo risco inerente ao investimento na atividade mineradora e, em contrapartida, aqueles que não eram ricos poderiam, eventualmente ascender socialmente caso encontrassem riquezas minerais. Ainda assim, a estrutura social não foi alterada na sociedade brasileira e a escravidão foi mantida como a principal forma produtiva. Apenas durante o ciclo econômico do café é que Dom Pedro I substituíra a mão-de-obra escrava pela assalariada, a fim de concorrer com a Inglaterra.
e)
O ciclo do Ouro interrompeu um longo período de equidade social, que vinha desde o início da colônia. Essa intervenção tem origem na lei portuguesa imposta sobre o Brasil colonial, que obrigava os mineradores a possuir ao menos 5 escravizados no trabalho de mineração. Assim, a partir de 1738 Portugal inicia o processo de escravização de africanos e sua venda para o Brasil, processo somente interrompido com a Lei Áurea.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1)B
2)A
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás