Em face da necessidade urgente da reposição da vegetação nativa ou recuperação de áreas desmatadas, a compreensão da biologia reprodutiva das essências nativas (espécies da flora brasileira) se tornou de fundamental importância, para que esta recomposição florestal possa ser feita de forma racional. Dentre os vários fatores a serem estudados, existe um em especial que atinge diretamente a produção de mudas, que é o processo de dormência das sementes.
O hormônio vegetal que induz o processo citado no texto é conhecido como
a) etileno.
b) auxina.
c) citocinina.
d) giberelina.
e) ácido abscísico.
Respostas
Resposta:
e) ácido abscísico
Explicação:
ácido abscísico
O ácido abscísico é um hormônio vegetal relacionado à inibição do crescimento, dormência das sementes e gemas, além do fechamento estomático. O ácido abscísico é um hormônio vegetal também conhecido pela sigla ABA.
O hormônio responsável pela dormência das sementes é o ácido abscísico (letra e). Ele também é conhecido por ABA.
Dificuldade na produção de mudas
Algumas sementes apresentam dificuldades para germinar, e isso se dá pela presença do ácido abscísico.
O ácido abscísico, também conhecido por ABA, é produzido a partir do ácido mevalônico, nos cloroplastos, e possui como característica a inibição do crescimento.
A inibição do crescimento é importante em algumas épocas do ano, visando a retenção de energia da planta em climas extremos.
Na semente, esse fitormônio retarda a germinação, mas também está relacionado com a produção de proteínas reserva para o embrião, bem como torna a semente tolerante à desidratação e ao frio.
Para fazer com que a semente germine, é necessário fazer a quebra da dormência, o que acontece quando há uma queda do hormônio.
Para entender mais sobre fitormônios: https://brainly.com.br/tarefa/12339199
#SPJ2