• Matéria: História
  • Autor: junioart2021
  • Perguntado 3 anos atrás

ME AJUDA POR FAVOR!!!
1.quais foram os fatores que incitaram o movimento que ficou conhecido como revolução francesa.aponte pelo menos três desses fatores e como eles se articularam.

2.explique as disputas de interesses entre girondinos e jacobinos que levaram aos golpes do 9 determinador e 18 de brumário.

Respostas

respondido por: vmlaurindo
1

A Revolução Francesa e suas causas

  1. A Revolução Francesa consistiu no que se pode considerar como período de mudança radical tanto política quanto econômica e social. Suas causas foram apenas um resultado de diversos fatores, seriam esses:
  • A França de 1787 passava por uma enorme crise financeira por conta de uma enorme dívida acumulada nos anos anteriores. O que ocasionou um aumento de impostos afim de pagar o saltos gastos da Corte.
  • A fome também foi uma questão muito presente neste período. A Europa sofria invernos rigorosos o que ocasionou colheitas ruins por anos consecutivos. Aliado ao fato de que a agricultura representava 70% da produção econômica francesa, criou-se um cenário onde a população geral sofria por inanição e o preço de itens básicos como o pão tendia a aumentar ainda mais seus valores.
  • As questões sociais aumentavam o desalento entre as classes. O Clero (0,5% da população) e a Nobreza (1,5% da população), também conhecidos como Primeiro e Segundo Estado, respectivamente, reconhecidamente aumentaram sua exploração em cima do chamado Terceiro Estado (burgueses, camponeses sem terra E sans-culottes). Este último grupo era responsável por sustentar por meio de contribuições e impostos os dois primeiros, que eram isentos de taxação.
  • A Revolução Industrial também contribuiu para um processo de urbanização forçado, onde houve migração em massa para as cidades, intensificando ainda mais o caos social pela situação de miséria enfrentada pela vasta maioria da população.

Para efeitos de datação, considera-se que iniciou com a convocação dos Estados-Gerais no dia 5 de Maio de 1789 e teve sua conclusão no dia 9 de Novembro de 1799 com a instauração do Consulado pelo então General Napoleão Bonaparte.

   2. Após as deliberações da Assembleia Constituinte de 1791, dois grandes grupos se formaram, os Girondinos e os Jacobinos.

  • Os Girondinos, compostos pela grande burguesia, temiam o aprofundamento da revolução por conta de um possível radicalismo popular, adotando uma política mais moderada e conservadora. Inicialmente eram favoráveis à conciliação com a monarquia e tenderiam a representar interesses comerciais e visão de mundo da burguesia ilustrada.
  • Os Jacobinos por sua vez eram compostos por uma minoria burguesa, buscavam intensificar os processos revolucionários e pregavam maiores direitos do povo. Eram considerados a ala mais radical da Revolução e se opunham veementemente à Monarquia, defendiam a implantação de uma república.

Este cenário de oposição e conflitos políticos levaram ao acontecimento do incidente conhecido como Reação Termidoriana, no dia 9 Termidor II (ou 27 de julho de 1794), que marca o fim do "Reinado de Terror" instaurado pelas ideologias Jacobinas. Tal processo resultou no desmembramento do Clube Jacobino até seu fim definitivo no golpe de Estado de 18 de Brumário(9 de novembro de 1799); dando início ao que se considera a era napoleônica.

Curiosamente, os Girandinos e Jacobinos sentavam-se em posições opostas no salão de reuniões em que as decisões eram feitas. Girandinos à direita, Jacobinos à esquerda. Daí vem as designações políticas de direita e esquerda.

Entenda mais sobre a Revolução Francesa aqui: https://brainly.com.br/tarefa/31730891


junioart2021: obrigado me ajudou muito
Perguntas similares