Diversas doenças parasitárias que apresentam formas ou estágios no sangue podem ser diagnosticadas com precisão por meio do exame de sangue. Por exemplo, a malária, a filariose brancroftiana, a leishmaniose e a doença de Chagas em fase aguda são diagnosticadas parasitologicamente por esse exame. O exame parasitológico de sangue consiste em se examinar ao microscópio uma gota de sangue do paciente colocada sobre uma lâmina.
Respostas
Existem 2 tipos fundamentais de esfregaços, muito utilizados: gota espessa e esfregaço em camada delgada. Em ambos o sangue é colocado no centro de uma lâmina e permite visualizar os parasitas pelo microscópio, como as formas sanguíneas do T. cruzi. Nesse tipo de exame não é possível visualizar ovos e larvas de helmintos, sendo possível no exame de fezes. Assim, a resposta correta é a letra D.
Exame parasitológico de sangue
As parasitoses humanas são muito frequentes no mundo, com destaque para os países subdesenvolvidos. Elas acometem principalmente crianças e ainda causam muitas mortes.
Uma das formas de detecção desses parasitos e sua análise morfológica são os exames diretos do sangue, já que muitos desses parasitas podem ser encontrados no sangue periférico dentro e/ou fora das células sanguíneas (parasitemia).
Duas técnicas se destacam e podem ser feitas de forma simples e barata:
- Técnica de gota espessa: nesta técnica coloca-se uma gota de sangue em uma lâmina e espalha-se (com o auxílio de outra lâmina) numa pequena área de (1cm²). Após deixa-se secar e cora-se a lâmina pelo Walker ou Giemsa. Essa técnica aumenta as chances de se encontrar o parasito pela maior concentração da amostra.
- Técnica esfregaço em camada delgada: nesta técnica coloca-se uma gota de sangue na extremidade de uma lâmina, pega-se outra lâmina e com inclinação de 45º encosta-se na gota preexistente, espera-se o sangue se espalhar nessa interface e puxa-se a gota até o final. Por fim, fixa-se a lâmina em metanol e cora-se com Giemsa. Este exame é comprobatório da gota espessa e por fixar as hemácias, permite um melhor estudo dessas células parasitadas.
"Diversas doenças parasitárias que apresentam formas ou estágios no sangue podem ser diagnosticadas com precisão por meio do exame de sangue. Por exemplo, a malária, a filariose brancroftiana, a leishmaniose e a doença de Chagas em fase aguda são diagnosticadas parasitologicamente por esse exame. O exame parasitológico de sangue consiste em se examinar ao microscópio uma gota de sangue do paciente colocada sobre uma lâmina.
Analise as afirmativas abaixo em relação ao exame parasitológico de sangue:
I. Existem dois tipos fundamentais de esfregaços de sangue: o esfregaço em camada delgada e o esfregaço em gota espessa. Ambos são muito utilizados.
II. No exame de sangue direto ou a fresco, a gota de sangue é coletada no centro de uma lâmina e permite visualizar parasitos vivos, porventura existentes, através do microscópio.
III. O exame de sangue por gota espessa permite a visualização de ovos ou larvas de helmintos, cistos, trofozoítos ou oocistos de protozoários.
IV. O exame de sangue a fresco com gota de sangue colocada entre lâmina e lamínula permite a observação de formas sanguíneas do parasito Trypanosoma cruzi.
Assinale a alternativa em que toda(s) a(s) afirmativa(s) está(ão) CORRETA(S):
a) Apenas III.
b) Apenas III e IV.
c) Apenas I, II e III.
d) Apenas I, II e IV.
e) I, II, III e V."
Veja outra questão sobre esfregaço de sangue aqui: https://brainly.com.br/tarefa/13774785
#SPJ9
88**9**93**76**82**55**....,.,.,.,.,.,