• Matéria: Biologia
  • Autor: alejoblanco3897
  • Perguntado 3 anos atrás

Observe o esquema representativo da membrana plasmática de uma célula eucariótica e marque a alternativa com informações corretas sobre o modelo mosaico fluido


marcellacallil: Eu acho que a sua pergunta completa é:
marcellacallil: Observe o esquema representativo da membrana plasmática de uma célula eucariótica e marque a alternativa com informações corretas sobre o modelo mosaico fluido.
marcellacallil: A) O mosaico fluido é descrito como uma bicamada de fosfolipídios (1), na qual as proteínas integrais (4) da membrana atravessam a bicamada lipídica. Os oligossacarídeos (2) estão fixados à superfície somente às proteínas, e o colesterol (5) age somente diminuindo a fluidez da membrana, de forma independente da sua composição em ácidos graxos.
marcellacallil: B) As proteínas da membrana (3) estão incrustadas na dupla lâmina de colesterol, aderidas ou atravessando a membrana de lado a lado, como as proteínas transportadoras (4), que facilitam o transporte por difusão facilitada.
marcellacallil: C) Os fosfolipídios (1) e os oligossacarídeos (2) que constituam o glicocálix estão associados às proteínas. As proteínas integrais (3) têm regiões polares que penetram na bicamada fosfolipídica, ao contrário das periféricas (4) que apresentam regiões apolares. O colesterol (5) pode somente aumentar a fluidez da membrana, não dependendo de outros fatores como a composição dos ácidos graxos.
marcellacallil: D) Os fosfolipídios (1) conferem dinamismo às membranas biológicas e os oligossacarídeos (2) que constituem o glicocálix podem estar associados aos lipídios ou às proteínas. As proteínas integrais (3) têm regiões hidrofóbicas que penetram na bicamada fosfolipídica, ao contrário das periféricas (4) que apresentam regiões polares. O colesterol (5) pode aumentar ou diminuir a fluidez da membrana, dependendo de outros fatores como a composição dos ácidos graxos.
marcellacallil: E) As proteínas da membrana estão incrustadas na dupla lâmina de fosfolipídios, aderidas (1) ou atravessando a membrana de lado a lado, como as proteínas periféricas (4), que facilitam o transporte por difusão facilitada. O colesterol (5) não interfere na fluidez da membrana, dependendo de outros fatores, como a composição dos ácidos graxos.
marcellacallil: A resposta correta é a D. Isso se explica pois, os fosfolipídeos (1) podem transitar pela membrana, conferindo dinamismo a ela. Os oligossacarídeos do glicocálix (2) são montados no Complexo de Golgi já em associação aos lipídeos e proteínas que irão compor a membrana plasmática.
marcellacallil: As proteínas integrais (3), contém regiões apolares, e portanto, hidrofóbicas que servem para o ancoramento destas na bicamada fosfolipídica, enquanto as proteínas periféricas, que não necessitam dessa inserção não necessitam da região apolar. Por fim, a presença do colesterol pode alterar a dinâmica da membrana tornando-a mais ou menos fluida.

Respostas

respondido por: viniciusrm19
0

Sobre o modelo mosaico fluido, nota-se que os fosfolipídios, colesterol, proteínas integrais e periféricas são elementos essenciais para gerar a propriedade de permeabilidade seletiva (Alternativa D).

Modelo Mosaico Fluido

O modelo mosaico fluido recebe esta nomenclatura justamente em função de sua capacidade de fluidez dentro das células, em função de seus elementos. Os fosfolipídios compreendem a maior parte da membrana, promovendo dinamismos, enquanto as proteínas integrais são capazes de controlar a entrada e saída de substâncias, ao passo que o colesterol poderá aumentar/diminuir a fluidez.

Mais sobre modelo mosaico fluido: brainly.com.br/tarefa/8261671

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares