Respostas
Quando falamos de estruturas neurofisiológicas assosiadas a nicotina, primeiro devemos entender aonde ela atua, e que antes de tudo, entender que ela é mediada no corpo pelo sistema dopaminérgico mesolímbico.
Nicotina
A nicotina é uma substância alcaloide, que é um composto nitrogenado, e é extraído do tabaco, planta do gênero nicotiana, que possui além da nicotina, a substância harmina, outra substância nitrogenada alcalóide presente nas folhas.
Para entendermos o processo das estruturas neurofisiológicas durante a ação da nicotina no corpo humano, precisamos entender que ela inicia alterando a expressão gênica do núcleo acumbens, que é uma interfase neural responsável pelas decisões envolvendo comportamento, conduta ao stress, alimentação, etc.
No cigarro, existe em torno de quatro mil substâncias químicas, entretanto, a nicotina é a principal responsável pela maioria dos efeitos neurológicos e consequentemente da dependência ao mesmo.
A nicotina quando entra no organismo, exerce de maneira fisiológica, a ligação aos receptores colinérgicos nicotínicos, que estão presentes nos ganglios autonômicos, que faz parte de uma junção de músculos no sistema nervoso central.
A ligação da nicotina com esses receptores promove alterações na fisiologia e na geometria nas moléculas presentes nos canais receptores, causando uma massiva produção de cátions (Na+ e Ca2+).
No sistema nervoso central, a nicotina realiza seus efeitos interagindo com os receptores nicotínicos de acetilcolina pré-sinápticos que se localizam nos terminais dos axônios, e essa estimulação gera um aumento gradativo na liberação de diversos neurotransmissores.
Aprenda mais sobre nicotina aqui:https://brainly.com.br/tarefa/313740
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**....,.,.,.,.,.,