As relações profissional-paciente devem ser orientadas por padrões éticos e legais e pelos princípios básicos que permeiam essas relações. Essas normas éticas e legais também devem atingir diversos profissionais da saúde, incluindo dentistas, cientistas, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, veterinários, entre outros. É de vital importância respeitar os princípios bioéticos da autonomia, beneficência, não maleficência e justiça, objetivando sempre o melhor cuidado dedicado ao paciente. De acordo com o Código de Ética Profissional, sobre a relação médico-paciente, é vedado ao Médico: I. Desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte. II. Deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente. III. Executar qualquer procedimento sem o esclarecimento e consentimento prévios do paciente, uma vez que pode ocorrer interferência na autonomia do médico e na sua conduta clínica. Sobre as afirmativas, assinale a alternativa correta:
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
1 e
Explicação:
respondido por:
1
Resposta:
I. Desrespeitar o direito do paciente ou de seu representante legal de decidir livremente sobre a execução de práticas diagnósticas ou terapêuticas, salvo em caso de iminente risco de morte.
II. Deixar de usar todos os meios disponíveis de promoção de saúde e de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, cientificamente reconhecidos e a seu alcance, em favor do paciente.
Explicação:
respostas corretas
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás