• Matéria: Filosofia
  • Autor: carolynemtrindade
  • Perguntado 3 anos atrás

1. Segundo Descartes, considerado um RACIONALISTA, a única certeza que sepode ter é a de que pensamos. Mesmo no caso de uma dúvida muito forte sobre a realidade como um todo não pode resistir à evidência do pensamento, mesmo durante a dúvida. Por isso ele pode afirmar "penso, logo existo (sou), enquanto penso". Esta afirmação é correta ou incorreta?
1.1 Racionalismo é uma corrente que valoriza principalmente a teoria (V/F)
2. Para um EMPIRISTA, os sentidos não são uma fonte confiável de conhecimento. Esta afirmação é correta ou incorreta?
2.1 Empirismo é uma corrente que valoriza principalmente a prática? (V/F)
3. Os Racionalistas estão vinculados à tradição Idealista antiga, representada por Platão, cuja característica é a de que nosso mundo, que é o mundo sensível (percebido pelos sentidos), é um mundo de ilusões. Esta afirmação é correta ou incorreta?
3.1 Esse problema do dualismo (ideal x material) é um problema ainda, AINDA, não resolvido e se expressa em nossos dias na forma do dualismo cérebro x consciência (ou seja: mundo material/cérebro x mundo imaterial/consciência). (V/F)​

Respostas

respondido por: thiagocfurquim
0

Nesta questão está se resumindo em premissas as diversas correntes filosóficas. Vamos analisar cada uma com um breve comentário.

1 - Verdadeiro

Para Descartes , um racionalista,  a única certeza que podemos  ter é a de que pensamos (cogito, ergo sum).

1.1 - Verdadeiro

O Racionalismo é uma corrente filosófica pautada na razão, no pensamento puro, o que de certa forma pode ser chamada de teoria, embora não seja a palavra que melhor defina.

2. Falsa

O Empirismo tem como fonte única de saber as experiências, e isso só é adquirido pelos sentidos, logo os sentidos são a única fonte confiável de conhecimento.

2.1 Verdadeiro

Empirismo tem como base o conhecimento trazido pelas experiências, sentidos, se essa for uma tradução de prática, a afirmação está correta.

3.  Falsa

Os Racionalistas tem como princípio a dúvida absoluta sobre tudo que está posto, incluindo as teorias platônicas. Nessa dúvida de tudo, conforme Descartes, a única coisa que não se consegue contestar é o próprio pensamento. (cogito, ergo sum)

3.1 Verdadeiro

Não há um consenso entre as correntes filosóficas modernas  sobre esse dualismo, sendo tema de diversos estudos até hoje.

Você pode aprender mais sobre  racionalismo e correntes filosóficas em:

https://brainly.com.br/tarefa/1799399

#SPJ10

Perguntas similares