Mulheres espartanas as mulheres espartanas tomavam parte em todos os exercícios e trabalhos, praticavam todas as atividades consideradas masculinas à época, inclusive a luta. Os exercícios procuravam desenvolver a força física da mulher, que era acostumada desde cedo a realizar trabalhos domésticos — muitas vezes, em afazeres que exigiam maior preparo físico: transportar água, moer grãos etc. A educação feminina em esparta também era função do estado: o dever das mulheres era, antes de tudo, trazer à pátria filhos sadios e vigorosos. Elas praticavam em campos especiais, divididas em classes, conforme a idade, o salto, a corrida, a luta, o lançamento de disco e de dardo, o canto e a dança. Essas mulheres trajavam apenas uma leve túnica de lã, do mesmo modo que os rapazes. Os costumes espartanos permitiam relações mais próximas e livres entre os sexos, tanto que em certas festas religiosas havia danças e cânticos dos quais mulheres e homens participavam inteiramente desnudos. Chiés, p. V. Movimento, porto alegre, v. 12, set. -dez. 2006 (adaptado). O texto trata de alguns aspectos da educação das mulheres, em especial a prática de atividades físicas, que era responsabilidade do estado espartano, sendo que este tinha como intuito principal que as mulheres
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
O Estado espartano tinha como intuito principal que as mulheres condicionassem o corpo para a reprodução de filhos saudáveis. Por isso, está correta a letra E.
Grécia Antiga
Na Grécia Antiga, principalmente na cidade-estado, denominada Esparta, havia uma grande preocupação em fazer com que os filhos homens pudessem nascer saudáveis. Muitos esforços eram realizados com esse objetivo, e a educação das mulheres caminhava para esse objetivo.
Em algumas das principais cidades, os bebês eram levados aos anciãos logo depois de nascer, e estes deveriam analisar as crianças para determinar se estas poderiam continuar vivendo (e se assim fosse, seria entregue aos pais novamente) ou se deveriam ser sacrificadas.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás