A Taxa Interna de Retorno (TIR) representa o mais próximo que se pode chegar do Valor Presente Líquido (VPL). O raciocínio por trás da TIR é o de que se procura obter uma única quantia para sintetizar os méritos de um projeto de investimento. Essa quantia não depende do que ocorre no mercado de capitais. É por esse motivo que é chamada de taxa interna de retorno; a quantia é interna ou intrínseca ao projeto e não depende de mais nada, a não ser dos fluxos de caixa do projeto.
ROSS, S. A.; WESTERFIELD, R. W.; JAFFE, J. F. Administração Financeira. São Paulo, Atlas, 2002 (adaptado).
A taxa interna de retorno é a taxa de juros (desconto) que iguala, em determinado momento do tempo, o valor presente das entradas (recebimentos) com o das saídas (pagamentos) previstas de caixa. Geralmente, adota-se a data de início da operação – momento zero – como a data focal de comparação dos fluxos de caixa.
Normalmente, o fluxo de caixa no momento zero (fluxo de caixa inicial) é representado pelo valor do investimento, ou empréstimo, ou financiamento; os demais valores indicam os valores das receitas ou prestações devidas.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e Suas Aplicações. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).
Considerando o estudo da Taxa Interna de Retorno (TIR), suponha uma empresa que pretende realizar um novo investimento e para realização desse investimento, a empresa terá uma saída financeira de recursos no valor de R$ 135.000,00. Os retornos estimados em cada um dos 4 anos de análise são apresentados no fluxo de caixa a seguir.
Ano
Fluxo de caixa (R$)
Ano 1
72.500,00
Ano 2
50.500,00
Ano 3
32.500,00
Ano 4
37.500,00
Ano 5
25.500,00
De acordo com as informações apresentadas e considerando como taxa mínima de atratividade 22,5% a.a. e o método da taxa interna de retorno (TIR) para avaliar a viabilidade do projeto de investimento, avalie as afirmações a seguir:
I – A Taxa Interna de Retorno (TIR) calculada é de 21,10% a.a., ou seja, menor que a taxa mínima de atratividade, logo o investimento não é viável.
II – A Taxa Interna de Retorno (TIR) calculada é de 23,10% a.a., isto é, maior que a taxa mínima de atratividade, logo o investimento é viável.
III – O Valor Presente Líquido (VPL), dada a taxa mínima de atratividade de 22,5% a.a., é negativo, consequentemente a Taxa Interna de Retorno (TIR) é menor que a taxa mínima de atratividade e o investimento é inviável.
IV – O Valor Presente Líquido (VPL), dada a taxa mínima de atratividade de 22,5% a.a., é positivo, portanto, a Taxa Interna de Retorno (TIR) é maior que a taxa mínima de atratividade e o investimento é viável.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma opção:
a.
I e III.
b.
II e IV.
c.
IV.
d.
III.
e.
I, II e IV.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
Não é a III
Explicação:
respondido por:
6
Resposta: II e IV
Explicação: Corrigido pelo AVA
rafapete88:
Essa mesmo
Perguntas similares
2 anos atrás
2 anos atrás
2 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás