Basicamente, toda operação financeira é representada em termos de fluxos de caixa, ou seja, em fluxos futuros esperados de recebimentos e pagamentos de caixa. A avaliação desses fluxos consiste, em essência, na comparação dos valores presentes, calculados segundo o regime de juros compostos a partir de uma dada taxa de juros, das saídas e entradas de caixa.
ASSAF NETO, A. Matemática Financeira e Suas Aplicações. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).
Vários investimentos (ativos) têm seu valor derivado de sua capacidade de gerar fluxos de caixa para seus proprietários. Por exemplo, o valor de uma empresa de capital fechado é uma função de sua capacidade de gerar fluxos de caixa e da incerteza associada a esses fluxos de caixa. A avaliação do fluxo de caixa exige algumas etapas: 1) Estimar o fluxo de caixa para o período de estimativa. 2) Estimar o valor do investimento (ativo) ao final do período de estimativa, caso seja possível. 3) Estimar a taxa de desconto que reflita o risco dos fluxos de caixa. 4) Calcular o valor presente dos fluxos de caixa para chegar ao valor do investimento.
Há vários problemas práticos associados com a aplicação dessas etapas aos investimentos (ativos) quando for difícil de estimar os fluxos de caixa e quando o risco não puder ser quantificado facilmente (e convertido a uma taxa de desconto). Na maioria dos casos, esses problemas não são insuperáveis.
DAMODARAN, A. Avaliação de Investimentos: Ferramentas e Técnicas para a Determinação do Valor de Qualquer Ativo. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2007 (adaptado)
Considerando os textos apresentados, que explicam sobre o fluxo de caixa e sua utilização nas decisões financeiras de investimento, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I – O fluxo de caixa é uma ferramenta eficaz no que tange a avaliação de viabilidade de um investimento aos investidores.
PORQUE
II – Espera-se que um investimento viável proporcione um retorno que cubra as expectativas desses investidores, considerando o período de análise, o risco e o valor residual desse investimento em termos de saídas e entradas de caixa.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
b.
As asserções I e II são proposições falsas.
c.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Corrigido pelo AVA
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
e.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
correção ava (as alternativas podem alterar de posição)
respondido por:
1
Resposta:
b.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Explicação:
Corrido pelo AVA
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. ESTÁ ERRADA (corrigida pelo ava)