No que se refere às diversidades presentes na sociedade brasileira, pode-se mencionar a conquista do direito ao voto pelas mulheres, uma vez que antes do século XX o voto era exclusividade dos homens, no geral, homens ricos. Veja mais sobre esse tema importantíssimo para a sociedade e para a democracia.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
A Constituição Federal de 1988 assegura a igualdade de direitos entre homens e mulheres, coibindo qualquer tipo de distinção ou discriminação entre eles. O Código de Ética Profissional e o Projeto Ético-Político do Serviço Social caminham nesse mesmo sentido. O Código de Ética, por exemplo, defende o posicionamento a favor da equidade e justiça social, bem como a defesa dos direitos humanos e o empenho na eliminação de todas as formas de preconceito.
Na relação entre homens e mulheres, cabe destacar que há uma questão histórica vivenciada pela sociedade brasileira em que mulheres tinham suas funções ligadas ao cuidado da casa, enquanto homens eram os responsáveis pelo trabalho e sustento da família. No entanto, esse fato, assim como o direito ao voto, já foi superado e não se faz mais presente na sociedade.
O Serviço Social tem como premissa a garantia dos direitos dos indivíduos, posicionando-se de forma contrária a qualquer forma de preconceito ou discriminação. O assistente social, portanto, deve se posicionar a favor do direito do usuário ou de qualquer cidadão defendendo o direito à igualdade e dignidade. Essa perspectiva de atuação está em consonância com o Projeto Ético-Político e Código de Ética Profissional. Isso pode ser materializado por meio do cotidiano profissional, em que situações práticas envolvendo questões dessa natureza sejam trabalhadas, e ainda o assistente social pode servir como mediador e desenvolver ações que favoreçam o empoderamento feminino, no sentido de lutar pela efetivação dos direitos já conquistados, sem exclusão de outras medidas que porventura sejam adotadas pelo profissional de Serviço Social.