• Matéria: Filosofia
  • Autor: MatheusAntonioBr
  • Perguntado 3 anos atrás

1-SEGUNDO DAVID HUME: "(...) beleza não é uma qualidade das próprias coisas, existe apenas no espirito que as contempla, e cada espirito percebe uma beleza." HUM, David. A investigação acerca do entendimento. a) Qual é a relação dessa afirmação com a escola empirista? b) Na sua opinião quais são as influências das visões empíricas e racionalistas do belo nos dias de hoje?​

Respostas

respondido por: pabloeqbio
1

Considerando a frase de David Hume, podemos relacioná-la ao empirismo porque defende que a percepção do belo está relacionada à individualidade de cada pessoa e às suas experiências pessoais. Quanto ao racionalismo, que se fundamenta na razão, podemos considerar os conceitos de beleza ditados como padrões e aceitos de forma majoritária pela sociedade, tidos como verdades absolutas.

Racionalismo, Empirismo e o conceito de Belo

  • Item A

A afirmação de David Hume considera que as interpretações a respeito do que é ou não belo, do que é a beleza, diz respeito ao "espírito que as contempla". Isso quer dizer que está relacionada a percepção e às experiências de cada indivíduo, como defende o empirismo.

  • Item B

O empirismo e o racionalismo em muito se diferenciam. Para o empirismo, o conhecimento é produzido a partir das experiências e das sensações dos indivíduos. Já para os racionalistas, o conhecimento precisa estar pautado na razão, uma vez que apenas as experiências podem levar a interpretações errôneas. Quando falamos do Belo, os conceitos se relacionam ao termo promovendo a interpretação dele baseado nas nossas experiências e considerações pessoais, como diz o empirismo, ou baseado naquilo que está posto como padrão e aceito socialmente, como diz o racionalismo.

Entenda mais sobre David Hume aqui: https://brainly.com.br/tarefa/5780580

#SPJ1

Perguntas similares