me ajudem urgente!!!!!
1) A escola, no Brasil, deve existir para o homem brasileiro. Que homem brasileiro é esse? O que se espera da educação em geral, e da educação formal, sistematizada, da escola, enfim, para que o ideal de homem desejado seja alcançado pelo esforço educativo?
2) O Manifesto dos Pioneiros foi um documento construído por educadores, no ano de 1932, baseado
no ideário escolanovista, que influenciou a organização do sistema de ensino brasileiro. Explique esse ideário.
3) A história da educação no Brasil é constituída na relação com as tendências pedagógicas. Partindo
dessa premissa, explique o processo de ensino e de aprendizagem a partir das tendências apresentadas: tradicional; renovada; crítico social dos conteúdos e libertadora.
Respostas
Resposta:
1) O homem que o Brasil demanda formar é um homem sensível, reflexivo, crítico e atuante. Um homem que reaja contra a desumanização. Um homem com valores éticos, capaz de usar de empatia e olhar para o mundo com olhos apaixonantes. A escola deve permitir e incentivar a troca de experiências, diálogo e acesso a cultura, de modo que cada aluno crie seu próprio senso crítico e consiga ser uma pessoa capaz de contribuir para melhorar a rotina de sua comunidade a partir de tudo que aprendeu e vivenciou na escola.
2) Na era Republicana, o Brasil, mantinha suas bases administrativas voltadas para a Teoria Geral da Administração. Foi neste período que as reformas organizacionais aconteceram com mais força nos Estados e também na educação. Junto deste movimento os reformistas da educação (Anísio Teixeira, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo e outros) instituíram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). A renovação educacional no início da Segunda República estava alicerçada nas teorias psicológicas de Lourenço Filho, na contribuição sociológica de Fernando de Azevedo e no pensamento filosófico e político de Anísio Teixeira. (SANDER, 2007, p.28)Nesse contexto o Manifesto tornou-se base política e de modernidade que alicerçaria a educação e a sociedade brasileira até a atualidade. Nos primeiros parágrafos do documento “saltam” do papel a primazia da administração escolar estabelecida como fator fundamental para a solução dos problemas educacionais agravados no regime republicano.