Respostas
Resposta:
1) Explique a modificação que Aristóteles fez em relação à metafísica de Platão, e como os conceito de matéria-forma, substância-acidentes, ato-potência explicam a realidade e resolvem a aporia eleática.
R: A metafísica de Platão se dá através da teoria das ideias, onde os objetos e formas são abstratas e imutáveis e não matérias, com substância, ficando além da nossa realidade, e sendo impossível chegar a eles pelos sentidos. Entretanto Aristóteles traz uma maneira diferente, na qual a forma é a aparência que o objeto ou a coisa tem e da as qualidade particulares da coisa em si: para Aristóteles a matéria é aquilo que pela qual a coisa é realizada, Platão fala da matéria como sendo o não ser, particular em si, e sendo como o corpo, para ele a substância só poderia vir do mundo ideal, definido substancia como forma dentro da matéria, já para Aristóteles o mundo ideal não existe, sendo assim defini substancia como a camada de baixo sendo como um fundamento que define a coisa sendo como ela é, além disso traz a definição de acidente como aquilo que não é necessário para o Ser, então se ele não tiver o acidente ele continuara sendo o mesmo. Aristóteles cria um termo chamado Ato e Potência, sendo a matéria potência no corpo e ato forma na alma. De uma forma mais simplificada potência é tudo aquilo que a matéria pode vir a ser, mas não é já ato é aquilo que ela é no aqui e agora. Finalizado Aristóteles resolve a aporia eleática através de sua teoria de ato e potência, totalmente diferente de Platão de sua teoria do mundo das ideias.
2) Apresente e explique:
A) As três partes da alma;
R: Aristóteles diz que a alma tem forma de um corpo que possui vida em potência, e divide a alma em três partes sendo; alma racional, alma vegetativa e sensitiva.
Alma racional: é superior as outras duas almas pois é onde se encontra a razão do homem e está ligado à sua sabedoria também, ela é responsável por conduzir a vida do homem.
Alma vegetativa: é responsável pela geração, nutrição, crescimento, reprodução dos seres vivos e pelo movimento, tudo que se move tem uma alma vegetal
Alma sensitiva: é responsável por dar ao corpo a faculdade dos sentidos como ouvir cheirar... é a alma que dá sensações ao homem, esta alma se encontra acima da vegetativa, porém abaixo do racional.
B) O modo como acontece o conhecimento, enfatizando como se dá a recepção e decodificação das formas sensíveis e inteligíveis.
R: Aristóteles fala que o conhecimento se da pela capacidade de sentir, para ele tudo o que existi é inteligível sendo assim para ele nada pode existir no intelecto se antes ter passado pelos sentidos, a captação das formas sem matéria se dá pela sensibilidade na qual a forma é captada no intelecto, é no intelecto passivo que as formas sensíveis são guardadas de uma maneira que somente eu entendo quando captar realmente a essência do objeto.
3) Explique a noção de felicidade e de virtude em Aristóteles, apresentando três virtudes e seus respectivos vícios.
R:Aristoteles chama a felicidade de Eudaimonia, na qual todo homem para chegar a felicidade perfeita ou Eudaimonia perfeita precisa buscar as virtudes e ter um auto domínio das suas vontades, para ele as virtudes é a disposição do caráter do homem em que ele toma as coisas não por causas naturais, mas por um habito que ele adquire pela busca das virtudes , sendo o único caso em que o ato precede a potência, todas as virtudes trazem consigo uma busca para o bem, uma busca pela Eudaimonia perfeita
Virtude Vícios
Castidade - Luxuria(excesso) - Insensibilidade(falta)
Magnanimidade - Vaidade(excesso) - Humildade Indevida(falta)
Calma - Ira(excesso) – Pacatez(falta)
Explicação:
Fiz uma atividade parecida sobre Aristóteles, ela dá um resumão sobre certos pontos de seu pensamento, penso que lhe servira de ajudada para fazer o resumo, estão em forma de questões, mas facilmente você conseguira transformar em um texto corrido.