• Matéria: Psicologia
  • Autor: valdirene1488
  • Perguntado 3 anos atrás

A aluna Juliana chegou à escola com um comportamento incomum, mais quieta, pouco conversou e no momento em que a professora solicitou algumas atividades apresentou um comportamento inadequado, mais irritadiço e agressivo com a professora. Ao conversa r com a mãe da Juliana, a professora ficou sabendo que houve conflitos entre a aluna e a mãe, deixando a aluna Juliana brava e nervosa momentos antes de ir para a escola. Diante da situação- problema apresentada, responda: Na perspectiva da Psicanálise, qual foi o mecanismo de defesa que Juliana apresentou neste dia na escola?(valor 0,5) Qual o comportamento que a aluna Juliana apresentou que confirma a ação psicológica do mecanismo de defesa? Comente como a professora, em sua relação com a aluna, pode favorecer os sentimentos de acolhimento e segurança diante desta situação? (valor 0,5)


regianesouz56: A aluna Juliana chegou a escola com um comportamento incomum
regianesouz56: O que eu escrevo

Respostas

respondido por: gerlanialima57
1

Resposta:

Explicação:

respondido por: priscilapsd
5

Diante da situação problema apresentada entre a professora e a aluna Juliana sob a perspectivas da psicanálise é possível responder que:

1) O mecanismo de defesa que Juliana apresentou neste dia na escola foi o de isolamento e reativo, ligados à sentimentos inconscientes, que provocou reações menos racionais e objetivas. Tais mecanismo de defesa tem por finalidade, proteger o Ego de um possível desprazer psíquico, antecipado por sentimentos de ansiedade, medo ou culpa.

2) Juliana apresentou comportamento incomum de quietude e irritabilidade, tentativa de desconectar de outros pensamentos e quando solicitada, reagiu de forma recalcada e colocando-se em alerta.

3) A afetividade, acolhimento e segurança propiciará um ambiente saudável e de diálogo, onde a criança se sentirá confortável em expressar suas frustrações, inseguranças e alterações humorais, a ponto de encontrar na professora, figura de referências, as respostas que precisa para resolver seus conflitos externos e internos.

Mecanismos de defesa

São determinados pela forma como se dá a organização do ego, podendo ser bem organizado, com reações mais conscientes e racionais e/ou irracionais que provocam sentimentos inconscientes de proteção do Ego.

Esses mecanismos exigem energia e podem ser satisfatórios ou não em cessar a ansiedade. Existem pelo menos 15 tipos que são:

  • Compensação:  tentativa de equilibrar suas qualidades e deficiências, por exemplo, uma pessoa que não beleza física mas se vale por ter dinheiro.

  • Deslocamento: ligado a uma troca, no sentido de que a representação muda de lugar ou sujeito. Uma criança que foi mordida por um cão e cresce achando que todo animal é raivoso.

  • Expiação: mecanismo psíquico de cobrança. O sujeito se vê obrigado a pagar por seus erros no momento em que os comete, com a crença de que o erro será anulado.

  • Fantasia: cria-se uma situação mental capaz de eliminar o desprazer iminente, mas que, na realidade, é impossível de se concretizar.

  • Reativa: alteração na estrutura da personalidade, colocando o indivíduo em alerta, como se o perigo estivesse sempre presente e prestes a destruí-lo.

  • Identificação: assimilação de características de outros, que se transformam em modelos para o individuo.

  • Isolamento: pensamento ou comportamento de se isolar dos demais, de forma que fica desconectado de seus pensamentos.

  • Negação: Aqui nega-se a dor, ou outras sensações de desprazer. Considerado um dos mecanismos de defesa menos eficazes. Nas crianças vemos este mecanismos através das mentiras para evitar o castigo.

  • Projeção: deslocamento de um impulso interno para o exterior, ou do indivíduo para outro. Muito ligado aos preconceitos e violência.

  • Regressão: É o processo de se involuir à fase anterior do desenvolvimento, onde as satisfações mais rápidas e o desprazer era menor.

Aprenda mais sobre mecanismos de defesa aqui: https://brainly.com.br/tarefa/17472010

#SPJ1

Perguntas similares