A entrevista motivacional tem como objetivo a mudança de comportamento por parte do paciente, podendo ser vista como um possível instrumento de intervenção, uma vez que existem fases sequenciais e que se sobrepõem e agem no processo da mudança. No que diz respeito ao processo da mudança, quais são as fases que a compõem e em qual ordem elas acontecem?
A.
Engajar, focar, evocar e agir.
B.
Planejar, focar, evocar e engajar.
C.
Engajar, focar, evocar e planejar.
D.
Evocar, planejar, focar e engajar.
E.
Engajar, focar, planejar e evocar.
Respostas
Resposta: C
Explicação:
As quatro fases da mudança são engajar, focar, evocar e planejar, nessa ordem. Essas fases são sequenciais e sobrepostas, uma vez que seguem essa ordem, mas não têm um momento preciso entre uma e outra, muitas vezes, ocorrendo uma sobreposição entre elas.
As definições de cada uma das etapas são as seguintes:
Engajar: é o momento de buscar a aderência da pessoa ao processo. É usar da empatia para que ela se sinta acolhida, compreendida e segura, para que ela acredite que é possível continuar em busca da mudança.
Focar: fase importante para definir o foco da conversa, estabelecendo o objetivo a ser perseguido (comportamento que deseja mudar). Fazer a mudança em muitos comportamentos de uma única vez pode acarretar dispersão e maior dificuldade em atingir os resultados.
Evocar: é a fase que trabalha a ambivalência e estimula a prontidão para mudar. Nessa fase, o profissional vai levar a pessoa a evocar (resgatar, acessar) características dela própria que servirão de reflexão para analisar o que mantém o comportamento atual e o motivo de mudar.
Planejar: é a hora de elaborar e implementar um plano de ação baseado na decisão de mudar e o que mudar.
É importante citar que as metas devem ser as da pessoa, e que agir não é uma das fases da mudança.
Resposta: C.
Engajar, focar, evocar e planejar.
Explicação: