Respostas
Resposta:
A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos.
Na Grécia antiga, por volta de 600 a.C., Tales de Mileto fez algumas experiências com uma barra de âmbar. Ele descobriu que, quando atritada com a pele de animal, a barra de âmbar adquire a propriedade de atrair pequenos pedaços de palha.
O átomo: elétrons prótons e nêutrons.A matéria é formada de pequenas partículas, os átomos e estes são formados por partículas elementares, sendo as principais os prótons, os elétrons e os nêutrons. Os prótons e nêutrons são formados por quarks. Entender esta estrutura é o primeiro passo para entender a eletricidade.
A vários tipos de eletrização:eletrização por atrito,eletrização por contato,eletrização por indução
Existem bom condutores de eletricidade como o ouro,prata,alumínio e uns são maus condutores de eletricidade como a porcelana, o plástico, o vidro e a borracha
Há dois tipos de cargas elétricas chamadas positivas e negativas, cargas com sinais iguais se repelem, e de sinais diferentes se atraem ,como diz a Lei de Dufay.
O pará-raios, uma estrutura metálica fina e pontuda, tem a finalidade de proteger construções e instalações, como casas, edíficios, depósitos de combustíveis e linhas de transmissão de energia elétrica.Essas estruturas metálicas destinam-se a oferecer à descarga elétrica um caminho seguro entre a nuvem e o solo.Existem vários tipos de pára- raios.
Supercondutores são os materiais que tem a propriedade de permitir a movimentação dos elétrons sem nenhuma resistência e, consequentemente, sem perda energética.Estudos atuais revelam a existência de poucos materiais que apresentam a propriedade da supercondutividade. E ela só pode ser obtida a baixíssimas temperaturas, próximas do zero absoluto, o que torna sua utilização muito trabalhosa e com custos elevados.