• Matéria: Sociologia
  • Autor: pedrowilliam061
  • Perguntado 3 anos atrás

Carla foi contratada pela prefeitura de um município de pequeno porte, por meio de um processo seletivo, para atuar junto ao Centro de Referência de Assistência Social. Após alguns meses de atuação nesse equipamento de proteção básica, a profissional percebeu interferências constantes por parte da secretária de assistência social na sua atuação profissional. A secretária requisitava da assistente social que as concessões de benefícios eventuais, tais como auxílio alimentação, que é garantido às famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da entrega mensal de uma cesta básica, fossem garantidos pela assistente social somente às famílias que eram favoráveis à gestão atual. Portanto, famílias que fossem oposição partidária à gestão deveriam ser menos beneficiadas em relação as outras.

De acordo com a secretária de assistência social, ela também seguia ordens e precisava acompanhar as requisições de seus superiores. Diante da situação apresentada, qual seria o seu posicionamento ético, enquanto profissional de Serviço Social, que preza pelos preceitos éticos estabelecidos pela profissão?


goretedejesuscerquei: Resposta: O Assistente Social deve mostrar uma postura crítica frente as práticas hegemônicas conservadora, que não favoreça o livre acesso aos direitos sociais, assim como a participação política e democrática nas instâncias de saúde pública e controle social.

Respostas

respondido por: goretedejesuscerquei
1

Resposta:

Explicação:

respondido por: priscilapsd
0

Face a situação apresentada, o posicionamento ético do profissional de Serviço Social, deve ser baseado na igualdade, liberdade, dignidade, garantias dos direitos, defesa da democracia e cidadania.

Dilemas Éticos

O profissional deve se posicionar de forma crítica visto que o fundamento primordial da ética é sua centralização no homem como ser bio- psico- social que influencia e se modifica.

O profissional vive o desafio diário de estar inserido em uma sociedade cada vez mais excludente e preconceituosa que alterou o processo de produção e acumulação, levando à individualização e competição no trabalho, entre amigos e família.

Estes indivíduos se sentem excluídos, cheios de inquietações íntimas que chega à nós, Assistentes Sociais, em busca de uma resposta.

Para encontrar tais resposta e atender as expectativas profissionais, se faz necessário capacitação, para que nossa atuação saia do imediatismo, e ganhe um papel que perdure influenciando às gerações futuras, baseado no compromisso ético político e, também, teórico metodológico.

Aprenda mais sobre dilemas éticos aqui: https://brainly.com.br/tarefa/48110486

#SPJ1

Perguntas similares