• Matéria: Filosofia
  • Autor: obananyarosa
  • Perguntado 3 anos atrás

Os céticos problematizam a capacidade humana de conhecer a verdade sobre as coisas. Os sofistas também criticam as tentativas dos filósofos de comtemplarem os conhecimentos que são tidos por eles como verdades eternas e imutáveis. Apresente as principais diferenças entre a compreensão sobre o conhecimento e a verdade dos céticos e dos sofistas.

Respostas

respondido por: larissamagrani
0

O cético pode usar o pensamento crítico e o método científico (ceticismo científico) como tentativa de comprovar a veracidade de alguma tese.

O que é ceticismo?

É uma corrente da filosofia antiga que surgiu para criticar o dogmatismo e pelo conhecimeto unânime da verdade. Os céticos acreditam que a verdade existia, pois não são niilistas, mas entendem que a verdade é achada e válida para todos, segundo os tropos de Sexto Empírico.

Os céticos põem "entre parênteses" os acidentes e tudo que impede que conheçam a verdade e focam, apenas, na substância para se chegar a um conhecimento pela experiência.

Saiba mais sobre o ceticismo em: brainly.com.br/tarefa/23931675

Os sofistas gregos foram essenciais para estabelecer a arte do falar bem na política, além de serem os primeiros educadores do Ocidente.

Os sofistas gregos

Os sofistas não pensavam sobre a origem do universo, pois este era o papel dos pré-socráticos. Eles pensavam sobre a importância da comunicação em âmbito político.

Foram professores e ensinaram retórica aos cidadãos helênicos em favor da arte de falar bem e se posicionar nas ágoras. Para eles, natureza e ser humano não eram algo só.

A racionalidade humana não era uma questão para eles. A filosofia racional só servia para convercer e persuadir o povo.

Saiba mais sobre os sofistas em: brainly.com.br/tarefa/477548

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares