• Matéria: Geografia
  • Autor: dgufufufrsrst
  • Perguntado 2 anos atrás

por favor !!!!!


No mês de novembro de 2019, o então presidente da Bolívia, Evo Morales, renunciou ao cargo, deflagrando uma crise política no país. O trecho da reportagem apresentado abaixo traz uma das características desse movimento que levou à decisão do então presidente. Leia-o com atenção: [...] "Fizeram-nos acreditar que havia duas Bolívias". Na manhã de segunda-feira, no La Revista, um dos programas matinais mais assistidos da televisão boliviana, o coronel Miguel Mercado, comandante da polícia de Santa Cruz, mostrava o símbolo costurado na roupa verde-oliva da instituição policial e dizia essa frase, apontando para as duas bandeiras que o adornam: a oficial, a tricolor - adotada em 1851, 26 anos depois da declaração de independência da Bolívia -, e a wiphala, o emblema dos povos indígenas da região de Los Andes, proclamada como símbolo nacional na Constituição de 2009. "Nós sempre pensamos que a Bolívia é uma só: vermelha, amarela e verde", disse o oficial, segurando as lágrimas diante do sorriso da apresentadora. A wiphala - um quadrado com sete cores que representam, por exemplo, o verde da produção agrícola, o violeta do poder comunitário ou o vermelho da terra - foi consagrada como símbolo oficial da Bolívia durante o primeiro mandato de Evo Morales, entre 2006 e 2009. Nos últimos dias, a wiphala fez parte das manifestações provocadas pela crise política que atravessa o país: enquanto setores que defendem Morales a levantavam ao tomarem as ruas da cidade de El Alto, setores minoritários e radicalizados da oposição a queimavam nas ruas de La Paz ao ouvir a renúncia gravada do agora ex-presidente. Do mesmo modo que o chefe da polícia de Santa Cruz, orgulhoso de repudiá-la, nos últimos dias muitos policiais fizeram circular fotos mostrando que a haviam arrancado de seus uniformes.

Com base na leitura e na análise do trecho da reportagem, bem como em seus conhecimentos sobre a diversidade étnica na região, é correto afirmar que

A-)Com base na leitura e na análise do trecho da reportagem, bem como em seus conhecimentos sobre a diversidade étnica na região, é correto afirmar que

B-)grupos étnicos distintos, caracterizados por brancos e indígenas que formam a população da Bolívia, se uniram para derrubar o então presidente Evo Morales.

C-) OS grupos de oposição ao governo de Evo Morales, formados em sua maioria pela população branca, fazem questão de utilizar o emblema de representação indígena da wiphala, o que demonstra uma aproximação entre grupos étnicos. dois

D-) há uma divisão étnica evidente na Bolívia, consequência do processo de colonização pelos Deuropeus, que leva à disputa pelo poder entre descendentes de europeus e a população indígena local.


mqajqiwjwsapoOI: assim q alguém te responder me avisa pelo amor

Respostas

respondido por: santosmaurovitor
0

Resposta:

d

Explicação:

há uma divisão étnica evidente na Bolívia, consequência do processo de colonização pelos Deuropeus, que leva à disputa pelo poder entre descendentes de europeus e a população indígena local.

respondido por: brunosimonsp
0

A pergunta remete ao processo histórico que levou à renúncia do então presidente da Bolívia Evo Morales, em novembro de 2019. A resposta correta é a letra d, que afirma que há uma divisão étnica na Bolívia, surgida como consequência do processo de colonização.

Alternativas incorretas

A alternativa b é incorreta porque não houve união da população boliviana contra Evo Morales. Parte dos bolivianos não concordava com a deposição do governante.

A alternativa c é incorreta porque a população de origem de europeia não adotou a wiphala, mas a rejeitou, queimando-a nas ruas de La Paz. A Wiphala era símbolo do governo Morales e exaltada pela população de origem indígena.

Processo histórico

O processo que levou à renúncia de Evo Morales, que ficou quase 14 anos no poder, teve como gota d'água a auditoria internacional da OEA (Organização dos Estados Americanos) que apontou indícios de fraude no processo eleitoral de 2019, que deu a vitória a Morales.

Antes disso, porém, o ex-mandatário já observava o desgaste de seu governo, com revoltas populares, radicalização da oposição e a oposição de parte do exército e da polícia.

Leia sobre o processo que levou Evo Morales ao poder:

https://brainly.com.br/tarefa/15840676

#SPJ1

Perguntas similares