Respostas
Resposta:
Antecedentes:
A Guerra Civil Espanhola foi um conflito que aconteceu na Espanha entre 1936 e 1939 e foi motivada pela disputa do poder espanhol entre dois grupos: os republicanos, alinhados com a esquerda política e o comunismo, e os nacionalistas, alinhados com a direita e o nazifascismo.
Causas:
A tensão existente entre as duas vertentes ideológicas resultou em guerra civil quando os grupos conservadores mobilizaram-se para derrubar o segundo presidente eleito, Manuel Azaña Diaz, e o primeiro-ministro socialista, chamado Largo Caballero. A mobilização da direita política espanhola levou ao surgimento do Movimento Nacional que, liderado pelo general Francisco Franco, realizou um golpe militar na Espanha.
Esse golpe levou ao início da Guerra Civil Espanhola quando as forças da esquerda mobilizaram-se em defesa da República.
Consequências:
A Guerra Civil Espanhol durou três anos, deixou incontáveis desaparecidos e matou um milhão de pessoas. A vitória de Franco provocou a saída de milhares de republicados do país. Por outro lado, os que ficaram, foram enviados para prisões e campos de concentração.