Compreende-se que a filosofia da práxis “é a construção de vontades coletivas correspondentes às necessidades que emergem das forças produtivas objetivadas ou em processo de objetivação, bem como da contradição entre estas forças e o grau de cultura e de civilização expresso pelas relações sociais. Está implícita nela, que aparece como uma concepção filosófica, uma série de ciências da natureza e do homem. Tomadas isoladamente, tais ciências podem ser consideradas como independentes; consideradas como expressão da possível contradição entre atividades criativas e relações comunicativas de tipo social, passam a fazer parte da filosofia da práxis e, desse modo, podem influir sobre a política, isto é, sobre aquelas mudanças que nos fazem entrever um novo modo de viver e níveis superiores de civilização.” (Baldaloni, Nicola. Filosofia da práxis. Disponível em:
A partir destas considerações, é CORRETO afirmar que na filosofia da práxis:
a.
Agir e conhecer são ações inseparáveis, e toda análise dos fatos deve necessariamente ser feita a partir dos dados concretos. Para tanto, é necessário elaborar uma teoria do conhecimento como instrumento de libertação das estruturas que oprimem os seres humanos.
b.
Agir e conhecer são ações inseparáveis, e toda análise dos fatos deve necessariamente ser feita a partir dos dados concretos. Para tanto, é necessário elaborar uma teoria do conhecimento como instrumento de manutenção das estruturas e das tradições que oprimem os seres humanos
c.
Agir e conhecer são ações distintas, e toda análise dos fatos deve necessariamente ser feita a partir dos dados concretos. Para tanto, é necessário elaborar uma teoria do conhecimento como instrumento de libertação das estruturas que oprimem os seres humanos.
d.
Agir e conhecer são ações inseparáveis, e toda análise dos fatos deve necessariamente ser feita a partir das abstrações. Para tanto, é necessário elaborar uma teoria do conhecimento como instrumento de libertação das estruturas que oprimem os seres humanos.
e.
A práxis é ação do mundo das ideias, isto é, “A filosofia da práxis é o ´historicismo absoluto`, a mundanização e terrenalidade absoluta do pensamento, um humanismo absoluto da história”.
Respostas
Resposta:
(A) - Agir e conhecer são ações inseparáveis, e toda análise dos fatos deve necessariamente ser feita a partir dos dados concretos. Para tanto, é necessário elaborar uma teoria do conhecimento como instrumento de libertação das estruturas que oprimem os seres humanos.
A Filosofia da práxis corresponde ao agir e conhecer são ações inseparáveis, e toda análise dos fatos deve necessariamente ser feita a partir dos dados concretos (LETRA C - I, II, IV e V).
A Filosofia da práxis
É necessário elaborar uma teoria do conhecimento como instrumento de manutenção das estruturas e das tradições que oprimem os seres humanos.
A pragmática do pensamento filosófico é extremamente necessária para que haja um princípio de investigação capaz de revelar a face de um ser consciente na sociedade.
Saiba mais sobre Filosofia da práxis em: https://brainly.com.br/tarefa/22856237
#SPJ2