Leia com atenção o texto abaixo e assinale a alternativa que diz respeito ao conceito teológico-ético que está em sua base.
“esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” (Filipenses. 2.7-8).
O conceito presente neste texto é:
a.
Kenosis, que é o ato de se viver segundo o livre arbítrio, fazer o que o coração desejar sem limites, visto que a liberdade é o parâmetro da vida. Vivendo com liberdade, a pessoa agirá sempre de modo ético e feliz.
b.
Livre Arbítrio, que é o ato de se viver segundo o livre arbítrio, fazer o que o coração desejar sem limites, visto que a liberdade é o parâmetro da vida. Vivendo com liberdade, a pessoa agirá sempre de modo ético e feliz.
c.
Não há um conceito ou elaboração teológica válida na citação acima. Trata-se de um texto sem um conceito válido.
d.
O conceito é o Shalom, que é o ato de proporcionar a paz e a harmonia plena, sem interferências de terceiros, possibilitando um mundo ético.
e.
Kenosis, que é o ato de se esvaziar, um autoesvaziamento da condição de Deus. A partir desta elaboração paulina, é evidente que o cristianismo é também um convite aos cristãos para que se esvaziem de si e se encham dos valores de Cristo.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
A alternativa "correta" é a letra E, porém, tem um detalhe muito importante sobre a Kenosis.
Esse texto não diz que Jesus se esvaziou da condição de Deus, Paulo diz que Ele abriu mão dos privilégios divinos e se humilhou ao encarnar num corpo, se limitando voluntariamente. "porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade."
(Colossenses 2:9 ARA)
Outra coisa errada é a aplicação do versículo. O cristão não deve "se esvaziar", pois só Deus pode fazer isso. Não tem como esvaziar o que já é vazio, essa já é a condição natural do homem. Quem nasceu servo não pode se humilhar para servir, só quem nasceu Deus pode se humilhar e se tornar servo (Jesus).
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás