ALGUÉMM???
Observe com atenção a pintura O palácio do vice-rei do México (1676-1692), nas páginas 180 e 181.
a. Quais experiências e vivências na cidade estão destacadas nessa pintura?
b. A representação da sociedade colonial do século XVII presente nesse biombo destaca a existência de uma sociedade segregada, em que as diferenças entre as pessoas ressaltam separação e distanciamento, dificultando a interação e a existência de uma sociedade de formação cultural diversa? Explique sua resposta.
c. O que você aprendeu sobre a sociedade colonial espanhola ao analisar a representação presente nesse biombo?
Respostas
a)As experiências sociais destacadas na cidade são os encontros sociais entre os membros da elite, o trabalho escravizado realizado pelos africanos e a submissão dos escravizados e das mulheres à população masculina e branca.
b)O biombo retrata a presença de uma sociedade bastante segregada, onde o papel dos homens brancos era valorizados, enquanto as populações indígenas, mulheres, crianças, indígenas, mestiços e africanos escravizados estavam à margem da sociedade, sem direitos a qualquer tipo de liberdade e inclusão à sociedade.
c)Ao analisar a representação do biombo, é possível identificar que os homens eram os detentores do poder político e social na América Espanhola. O trabalho braçal era realizado pelas populações escravizadas.
As mulheres e crianças apresentavam um papel secundário na sociedade e também eram considerados propriedade dos homens que exerciam o poder sobre a sociedade.
A sociedade colonial na América Espanhola
A sociedade na América Espanhola era bastante segregada e as possibilidades de ascensão social eram praticamente inexistentes. No topo da pirâmide social, estavam os chapetones, espanhóis que exerciam o poder político na sociedade.
Abaixo dos chapetones, estavam os criollos que detinham o poder econômico. Abaixo dos criollos estavam os mestiços, indígenas e negros.
Aprenda mais sobre a sociedade colonial na América Espanhola em: https://brainly.com.br/tarefa/10584016
#SPJ1