Conforme apresentado em Huzita e Freitas (2019), a integração contínua deve manter a aplicação em um estado funcional constante e permanente. Se não for realizada a integração, a aplicação fica em um estado não funcional, voltando a funcionar normalmente depois dos testes ou da integração. Além disto, utilizar a integração contínua de maneira eficaz permite que a entrega do software seja mais rápida e com menos defeitos.
Tópicos Especiais. Elisa Hatsue Moriya Huzita; Janaína Aparecida de Freitas. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Considerando a situação mencionada e as práticas que devem ser seguidas para a prática da integração contínua, a seguir analise as afirmações:
I) fazer check-ins regulares para o trunk de desenvolvimento, devem acontecer ao longo do dia pois permite que as mudanças sejam menores e reduz a probabilidade de ocorrer falhas. Caso ocorra alguma mudança incorreta, deve-se reverter as mudanças com uma versão anterior do software.
II) criar de um conjunto mínimo de testes (unitários, componentes e de aceitação) automatizados.
III) o tempo de compilação do código e dos testes unitários deve ser breve para que não ocorram problemas, tais como suspender a compilação por completo.
IV) o espaço de trabalho dos desenvolvedores deve ser gerido com cuidado.
É correto o que se afirma em:
I apenas.
Alternativa 2:
I e II apenas.
Alternativa 3:
III e IV apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
I,II,III,IV
Explicação:
Página 43 do livro.
■ Check-ins regulares: fazer check-ins regulares para o trunk de desenvolvimento é uma das práticas mais importantes da integração contínua. Eles devem acontecer ao longo do dia, pois torna suas mudanças menores e reduz a probabilidades de falharem. Caso ocorram mudanças incorretas, terá uma versão anterior do software se precisar reverter essas mudanças.
■ Crie um conjunto de testes automatizados abrangentes: o ideal é a criação de um conjunto abrangente de testes automatizados para o processo de integração contínua: testes unitários, testes de componentes e testes de aceitação.
■ Mantenha o processo de compilação e de testes curto: tempo de compilação do código e dos testes unitários não deve levar muito tempo, para não ter problemas, como: parar de rodar a compilação por completo e de executar os testes somente quando fazem check-in. A integração contínua demorará muito que não se saberá qual check-in quebrou a compilação, se esse for o caso. Com essa demora, as pessoas não farão check-in com frequência.
■ Como gerenciar seu espaço de trabalho de desenvolvimento: é importante para os desenvolvedores que seu espaço de trabalho seja cuidadosamente gerido, tanto para a produtividade quanto para a sanidade.
OBS: Não tenho certeza dessa resposta.
Resposta:
Alternativa 5:
I, II, III e IV.