analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) Os ossos longos apresentam duas extremidades, denominadas epífise; e um corpo, chamado de diáfise. II. ( ) Ossos curtos apresentam equivalência nas três dimensões, sendo geralmente cuboides. III. ( ) Ossos laminares ou planos possuem comprimento maior em relação à largura e espessura. IV. ( ) Exemplos marcantes de ossos irregulares são as vértebras, a mandíbula e o osso temporal. V. ( ) Os ossos sesamoides apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar.
Respostas
A afirmativa I está correta porque os osso longos apresentam duas epífises, um corpo chamado diáfise.
A afirmativa II está correta porque os ossos curtos apresentam equivalência em 3 dimensões: comprimento, altura e largura.
A afirmativa III está correta porque os ossos planos possuem comprimento maior que a largura e espessura.
A afirmativa IV está incorreta porque o osso temporal é um exemplo de osso plano e não irregular.
A afirmativa V está incorreta porque os ossos que possuem cavidades revestidas por mucosa e contendo ar são os ossos pneumáticos.
Classificação dos ossos
Os ossos são uma forma especializada de tecido conjuntivo e forma a maior parte do esqueleto (o corpo humano é formado por aproximadamente 206 ossos). São formados principalmente por cálcio, o que lhes confere aspecto esbranquiçado e duro e estão unidos uns aos outros por junturas ou articulações.
Suas funções principais são: sustentação, proteção de órgãos vitais, como coração, pulmões e cérebro, movimentação, armazenamento de cálcio e hematopoiese.
Os ossos são classificados em:
- Ossos longos: possuem o comprimento maior que a largura. É formado por duas epífises, uma diáfise e uma interface chamada de metáfise. Ex.: osso fêmur.
- Ossos curtos: são semelhantes a um cubo porque seu comprimento, largura e espessura são equivalentes. Ex.: ossos do carpo.
- Ossos planos: são finos e compostos por duas lâminas paralelas de tecido ósseo compacto e uma camada de osso esponjoso entre elas. Ex.: maior parte dos ossos do crânio, como os ossos parietal e frontal.
- Ossos alongados: são ossos longos, mas não apresentam canal central. Ex.: ossos das costelas.
- Ossos pneumáticos: são ossos ocos, com cavidades compostas por ar e revestidas por mucosa (seios). Ex.: osso esfenoide, maxilar e temporal.
- Ossos irregulares: são ossos de estrutura complexa, com composição variável de tecido ósseo compacto e esponjoso, e, por isso, não podem ser alocados em outra categoria. Ex.: vértebras e calcâneo.
- Ossos sesamoides: podem variar de tamanho e número e estão presentes em regiões do corpo que sofrem fricção, tensão e estresse físico para conferir-lhes proteção. Ex.: patela.
Veja outra questão sobre sistema esquelético aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38259698
#SPJ9
Resposta:
V, V, F, V, F.
Explicação: Responde no ava e tava certo